Boa noite prezados membros da lista,

Gostaria de saber se vocês sabem se já foi definido o seguinte conceito
simples: Seja P um conjunto parcialmente ordenado e seja x um elemento de
P. Estou precisando dar ou saber de um nome e uma notação para o conjunto
formado por todos os elementos em P que são menores do que x.

Eu pesquisei na literatura que conheço de reticulados e de teoria dos
domínios, mas não o encontrei. Sei que não posso ocupar como nome "proper
principal ideal", porque corresponde a um ideal principal que é subconjunto
próprio de P. Também sei que seria conveniente não utilizar como notação
$\downarrow x$, porque é a utilizada para ideais principais, nem utilizar a
notação $\Downarrow x$ nem a seta para abaixo com dupla cabeça acompanhado
de x, porque em teoria dos domínios essas últimas duas notações são
empregadas para denotar o conjunto way-below de um ponto x. Também não
posso utilizar a notação approx(x), porque em teoria dos domínios
corresponde ao conjunto formado por todos os elementos compactos que são
menores ou iguais a x.

A notação que imagino é uma seta para abaixo com um pequeno círculo no
começo da seta, acompanhado de x, tentando assim representar o fato que é
aberto em x, mas que inclui os elementos abaixo dele. O problema é que não
encontrei esse símbolo em LaTeX.

Caso o conceito não exista na literatura, não sei qual seria o nome nem a
notação mais apropriada, por isso lhes agradeceria sugestões.

Abraços,
Claudio Callejas.

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAE_57e0YXZA8%3DcftHpd3MkJmZOkoOU36vBtZdTiqKJyLCdNx7Q%40mail.gmail.com.

Responder a