Vou entremear minha resposta na sua.
FRederico.

From: "Marcelo Augusto Pereira" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Subject: Re: [obm-l] Impossibilidade do movimento
Date: Sat, 24 Jan 2004 13:02:41 -0200

1)Partindo desse princípio, pode-se dizer que a cada termo adicionado naquela
soma, o valor total aumenta. Por exemplo, se eu utilizar 10 termos eu tenho
um valor; se eu utilizar 100 termos eu tenho outro maior, e assim
sucessivamente.
(até aqui está certo.)

2)Desse modo, como a soma é infinita e possui estritamente
termos positivos, seu resultado deveria ser infinito.
(Isto é falso. Embora concorde em ter-se uma certa estranheza inicial, mas o fato é que qdo somamos termos que tendem a zero, talvez a soma ainda possa ser finita. Tal como ocorre com 1/10^n. Entretanto, é necessário dizer que apenas em algumas sequências a soma converge, precisamente, qdo as séries são convergentes. Imagine o seguinte:
2=1,999999..., o que essa igualdade significa? Significa que se de 1 somamos 0,9, 0,09, 0,009, etc..., somando assim cada vez uma quantidade menor, completamos 2 inteiros se efetuarmos a soma das infinitas parcelas. Se pararmos em qq etapa teremos um pouco menos que 2...)

3) No entanto, pelos
conhecimentos atuais de matemática, isso não ocorre. Muito estranho!
(bom, esses conceitos aparentemente simples envolvem em realidade coisas profundas tais como a idéia de ínfimo e a própria construção dos números reais, portanto entendo perfeitamente suas dúvidas. Não sei qual a sua formação, mas de qq forma, tente ver o livro Análise1 - Do Elon Lages Lima, Projeto Euclides-SBM, os capítulos III e IV, talvez ajude um pouco... )]]

----- Original Message ----- From: "Frederico Reis Marques de Brito" <[EMAIL PROTECTED]> To: <[EMAIL PROTECTED]> Sent: Saturday, January 24, 2004 9:47 AM Subject: Re: [obm-l] Impossibilidade do movimento