Prezada,

Como alguns amigos já responderam alguns aspectos de suas perguntas, vou
responder ao mais simples.

Sim, Produtos Notáveis são mal ensinados e, em geral, burramente descritos
nos livros. Em geral, um amontoado de identidades chatíssimas sem nenhuma
utilidade para as crianças e adolescentes, assim como dezenas de outros
assuntos de Matemática. Por isso, basicamente, o completo desinteresse da
maioria dos alunos jovens nessa disciplina.

Para não me alongar, ficam algumas perguntas:
- como vc calcularia, mentalmente, 70 x 13, por exemplo?
- como voce calcularia 13 x 13, mentalmente?
- como vc calcularia 19 x 21, mentalmente?
- como vc calcularia 27 x 27, mentalmente?

Se vc respondeu que é usando distributividade e alguns produtos notáveis,
está num bom caminho motivador para seus alunos acharem sua aula
minimamente interessante.

Talvez, mais tarde, eles venham a amar essa lista que, em geral, é um
divertido quebra-cabeça e povoada por criaturas aparentemente estranhas.
Como eu, que dela participo há décadas. Rsrsrs.

PS: Até prova em contrário, embora haja algumas controvérsias, sou um bom
sujeito e um sujeito aparentemente normal. Juro.

Abraço.
Nehab