> Caros participantes da lista obm-l.
>
> Tenho seguido esta lista lendo as mensagens de fora há algum tempo e
> fiquei cismada com duas mensagens que o participante Claudio Buffara enviou
> em 23 de março ( https://www.mail-archive.com/o
> b...@mat.puc-rio.br/msg55232.html ) e 25 de março (
> https://www.mail-archive.com/obm-l@mat.puc-rio.br/msg55196.html), a
> respeito do ensino de matemática e decidi participar.
>
> Dessa forma, tenho as seguintes perguntas pra ele:
>
> 1) O Sr. diz que produtos notáveis e fatorações são "notoriamente mal
> [...]
(que começa nos algoritmos da aritmética).

Depois, motivar a introdução de cada  produto notável por meio de um
problema.
Por exemplo, resolver a equação x^2 - 14x + 45 = 0;
Começar sugerindo aos alunos a ideia de "completar quadrados", por meio da
comparação da equação original com o PADRÃO do produto notável (x - a)^2 =
x^2 - 2ax + a^2.
Assim, por exemplo, na comparação, se 2a = 14, então a = 7 e o produto
notável fica (x - 7)^2 = x^2 - 14x + 49;
Agora, como fazer para transformar x^2 - 14x + 45 em x^2 - 14x + 49?;
etc...
Ou seja, a ideia é fazer com que os alunos, por meio do exame de exemplos
concretos, descubram eles mesmos a "fórmula de Bhaskara".

Além disso, eu também faria com que os alunos generalizassem  (x+y)^2 = x^2
+ 2xy + y^2  e  (x - y)(x + y) = x^2 - y^2 para expoentes maiores,
fazendo-os chegar ao teorema do binômio e à fórmula da soma dos termos de
uma PG.

O objetivo é fazer com que os alunos experimentem, descubram padrões,
formulem conjecturas, demonstrem estas conjecturas e depois generalizem.
A realização de uma investigação pelos próprios alunos (guiada pelo
professor, claro!) que os levasse de produtos notáveis até PGs e teorema do
binômio, passando por equações do 2o grau e função quadrática, mostraria
conexões entre assuntos que, à primeira vista, parecem independentes e
seria, a meu ver, um enorme progresso no ensino da matemática. E estamos
falando de um único tópico de álgebra...
Só que hoje em dia, a grande maioria dos alunos são espectadores passivos.
Nem deve passar pelas cabeças deles que matemática é algo que as pessoas
FAZEM e que, quando está sendo criada, é uma ciência experimental.