> Caros participantes da lista obm-l.
>
> Tenho seguido esta lista lendo as mensagens de fora há algum tempo e
> fiquei cismada com duas mensagens que o participante Claudio Buffara enviou
> em 23 de março ( https://www.mail-archive.com/
> obm-l@mat.puc-rio.br/msg55232.html ) e 25 de março (
> https://www.mail-archive.com/obm-l@mat.puc-rio.br/msg55196.html), a
> respeito do ensino de matemática e decidi participar.
>
> Dessa forma, tenho as seguintes perguntas pra ele:
>
> 2) O Sr. não acha um pouco arrogante fazer uma afirmação como esta, já que
> [...]
alguma.
Você até poderia desconsiderar minha opinião sobre o ensino de produtos
notáveis, por exemplo, pelo fato de eu não ser professor, ou discordar
dela, por achar, no caso, que o assunto está sim sendo bem ensinado.
Sobre "talento acima da média", eu diria que minha limitada habilidade
matemática não é inata mas vem, isso sim, de anos de estudo e prática na
resolução de problemas.
Além disso, habilidade matemática é claramente uma questão de grau: conheço
várias pessoas, até mesmo nesta lista, que têm muito mais habilidade
matemática do que eu.
Eu até acho que gênios da matemática existem, mas são extremamente raros.
Creio que a maioria dos grandes matemáticos do passado e do presente
conseguiram sua reputação muito mais por meio de muito trabalho duro do que
por genialidade.

Por outro lado, acho que um bom professor de matemática pode fornecer o
incentivo, dar o empurrão necessário para que um dado aluno passe a
apreciar e a se destacar na matéria.