Boa tarde!

Uma ajuda, para resolver o problema de trás para frente. Talvez, conhecendo
o resultado ajude.

Valendo-se da álgebra linear.

Não sei como colocar as setinhas do vetor, vão sem a seta, mesmo.

Seja u = x/2.

a=QP= (-4;raiz(3)) ==> |a| = raiz(19)

b= QR = (1,5 + u; (2u-3)raiz(3)/2) ==> |b| = raiz(4a^2 - 6a + 9)

a.b = |a|.|b|.cos(120) = a1b1 +a2.b2
a.b = -1/2.raiz(19).raiz(4a^2-6a+9) = -1/2(2a+21)
19.(4u^2 - 6u +9) = 4u^2 + 84u + 441
72u^2 - 198 u - 270 = 0
12u^2 -33u -45 =0

x=2u= 7,5  se não errei as contas.

Vou almoçar.
À tarde ocupado. Só à noite. Se alguém não tiver respondido.

Saudações,
PJMS.