> Infelizmente, seu projeto me parece utópico, pois:
>
> - a estrutura dos currículos e dos livros-texto são incompatíveis com suas
> ideias;
>
> - o treinamento dos professores é inadequado para conduzir aulas no seu
> formato.

Concordo com as duas afirmações acima.

O que eu sei é que a maioria dos alunos, seguindo o currículo e os
livros-texto atuais, mais cedo ou mais tarde acaba descambando pra decoreba
de fórmulas, procedimentos e modelos de problemas resolvidos.

Um exemplo: um amigo meu, que dá aula no EM de uma escola pública, passou o
seguinte problema a seus alunos:
"O 4o termo de uma PA é 11 e o 13o termo é 74. Qual o 10o termo desta PA?"
Ele me disse que nem todos os alunos conseguiram resolver esse.
E os que conseguiram, aplicaram a fórmula do n-ésimo termo: a(n) = a(1) +
(n-1)*r, para n = 4 e n= 13.
Caíram, assim, num sistema linear 2x2, por meio do qual acharam a(1) e r.
Daí, aplicaram mais uma vez a fórmula com n = 10.

Naturalmente, se tivessem tido uma boa educação matemática, simplesmente
raciocinariam com o PADRÃO da PA, um dos mais símples e ubíquos da
matemática elementar.
Algo na seguinte linha: (pensando nos termos da PA como "degraus de uma
escada")
Pra ir do 4o ao 13o termo, eu tenho que subir 13 - 4 = 9 degraus.
Ao subir estes 9 degraus eu terei subido 74 - 11 = 63 unidades.
Como numa PA todos os degraus têm a mesma altura, cada degrau tem 63/9 = 7
unidades de altura.
Pra ir do 4o ao 10o degrau eu preciso subir 10 - 4 = 6 degraus, cuja altura
total é 6*7 = 42 unidades.
Como eu comecei no nível 11, vou terminar no nível 11 + 42 = 53 ==> a(1) =
53.

Me parece que um problema desses, com esta solução, seria acessível a
alunos de 6o ano, apesar de PAs só serem vistas no EM.

Tenho certeza de que este tipo de coisa acontece com praticamente cada
tópico da matemática escolar.

[]s,
Claudio.