> Obrigada ao Claudio e aos demais por suas respostas.
>
> Aproveito para responder sua dúvida em relação a minha profissão, que fez
> parte de uma mensagem sua anterior. Sou sim professora de matemática e
> atualmente tenho dado aula para turmas do 8º e 9º ano.
>
> Gostaria ainda de ressaltar que não foi minha intenção ofender ou mesmo,
> ser agressiva. Aceite minhas sinceras desculpas caso tenha se sentido
> ofendido pelo tom dos meus questionamentos.
>
> Com relação às suas respostas, ainda não ficou claro pra mim como
> funcionaria uma aula de "matemática experimental", que progrediria na
> [...]
único professor (ou, mais comumente professora) ensina as 4 matérias
básicas: Português, Matemática, Ciências e Estudos Sociais.
Especificamente em Matemática, temos um generalista, formado em pedagogia,
ensinando os fundamentos da matéria: números naturais, as quatro operações,
frações, porcentagens, noções básicas de proporcionalidade e de geometria,
etc.
E qual treinamento este generalista teve para ensinar matemática?
Bem, eu dei uma olhada na periodização do curso de Pedagogia da PUC-RJ (
http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/pedagogia.html#periodo_1).
Até 2014, num curso que dura pelo menos 4 anos, os candidatos tinham uma
única cadeira de Metodologia do Ensino da Matemática.
A partir de 2015, passaram a ter que cursar duas cadeiras: Metodologia da
Educação Matemática I e II.
Imagino que em outras universidades não seja muito diferente.
Convenhamos, duas cadeiras de ensino de matemática certamente não são
suficientes para que o futuro professor ou professora aprenda as sutilezas
da matemática elementar.

Até porque (e aí a turma do politicamente correto vai cair de pau em cima
de mim), quantos futuros pedagogos realmente entendem e gostam da
matemática?
Vamos falar sério: quando você estava no Ensino Médio, você tinha algum
colega que era "fera" em matemática e que, ainda assim, pretendia fazer
faculdade de Pedagogia?
Pois é...

Uma ideia pra melhorar a formação matemática dos professores de 1o a 5o
ano, e que não me parece completamente absurda, é criar duas linhas de
especialização no curso de Pedagogia: uma com foco em Matemática e Ciências
e outra com foco em Português e Estudos Sociais. Ou seja, teríamos
professores "de primário" um pouco mais especializados.
Desde o 1o ano, os alunos teriam, ao invés de um, dois professores (ou
professoras): um ensinado Português e Estudos Sociais e o outro ensinando
Matemática e Ciências.

[]s,
Claudio.