  From: Carlos Alfredo Martins Menezes
  To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Thursday, June 28, 2007 3:15 PM
  Subject: RES: [oracle_br] Oracle + raw device

  Boa tarde colega,
  A separação em tablespaces diferentes, uma para dados e outra para índices
pode ser interessante sim, principalmente do ponto de vista de administração e
continuo recomendando, mas colocar em discos ou LUN´s diferentes me parece não
ser uma boa idéia, pois poderemos ter situações de desbalanceamento de carga,
ou seja, ter um disco sobrecarregado e outro ocioso. A minha idéia é aproveitar
o "stripe" do RAID trabalhar por você, agrupando e compartilhando mais
"spindles" e obtendo um balanceamento de carga melhor, fazendo todos os discos
trabalharem igualmente. Na questão do "filé", você está certo, o correto é
dizer sobre o "outer edge", que pode chegar a ter o dobro da performance em
relação ao "inner edge". Obrigado pelo alerta.

  Abraços,

  Carlos Alfredo M. de Menezes
  Analista de Suporte Sr.
  S/A Usina Coruripe Açúcar e Álcool