Alan,
Provavelmente este overhead seria na faixa de pelos menos 30% (em favor do
ASM), podendo ser maior dependendo de outro fatores, por exemplo a capacidade
de processamento de suas HBA'S (uma vez que seus discos são rápidos).

Se vc utiliza o espelhamento pelo SO, não faz sentindo utilizar esta mesma
caracteristica no ASM. A configuração de grupo de falhas no ASM é interessante
para que nao tem isso via hardware.
O esquema de balanceamento de I/O do ASM é semalhante ao RAID 1+0.
Outra caracteristica interessante é que o ASM faz rebalanceamento entre discos
automaticamente, por exemplo, se vc acrescenta e ou retira um disco o ASM faz o
rebalanceamento dos extents nos discos restantes ou acrescentados. I
Abraços
Alessandro Guimaraes

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Alan Corte <a...@...> escreveu

> Marcos,
>
> de quanto seria este overhead? (windows ntfs)
> entendi que o ASM  instala em um disco sem uma partição definida, ou
> seja, é o oracle que irá fazer o trabalho do SO em termos de
> gravação/leitura. inclusive "balanceando" a carga dos dados nos
> conjuntos dos discos que fazem parte do diskgroup, inclusive executando
> os mirrors dos objetos dentro destes conjuntos de disco. ou seja, ele
> mesmo fazendo um RAID internamente (me corrijam se estiver errado)
>
> agora começa surgir as duvidas

> [...]

Responder a