pmfji#2 : colega, primeiro eu concordo que sim, em termos de User Interface
java (com ou sem JDeveloper e ADF) sim, é uma evolução inegável sobre o modelo
tradicional do Forms, mas ** nunca ** foi UI a vantagem do Forms - o que o
Forms sempre teve de bom, e o que atraiu tanta gente pra ela era a
produtividade extrema - um Form default saído do Assistente (desde que a s
tabelas já tivessem as constraints) vc criava em 120 segundos (ou menos, cansei
de fazer isso até em sala de aula, com pessoal absolutamente novato) e já vinha
com Query By Example, validação de colunas required, relacionamento pai/filho,
controle de locks / registro já em uso, caching de registros na
máquina-cliente, e coisinhas do tipo ...   Baixe e instale o JDeveloper+ADF
(como a esmagadora maioria dos produtos Oracle vc os pode baixar - em versão
FULL, nada de expireware! - em http://technet.oracle.com e usar para TESTES de
graça, esse sempre foi um diferencial da Oracle) que vc vai ver que com zero de
programação vc AINDA não consegue fazer o mesmo que fazia no Forms com Java+ADF
em 100% - ao menos nas últimas versões que fucei isso era um fato, não sei se
mudou mas acho q não ainda :
http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/jdev/overview/jdeveloper-reviewrguide-086026.html
 , http://wiki.oracle.com/page/Getting+Started+with+ADF e
http://wiki.oracle.com/page/ADF+Examples contém uns tantos exemplinhos que
podem te ajudar...  Outro ponto é o custo, como eu apontei em outra msg : o
java e o Jdeveloper são grátis, o ADF é gratuito se vc o usar junto com as
soluções de webserver da Oracle, ou se for usar algum webserver freeware há um
licenciamento a pagar pro ADF mas é coisa de US$ 5.000 iirc, não é extremo - ao
contrário, o Forms pra ser homologado/suportado pela Oracle afaik ** exige **
solução de webserver Oracle, que é bem acima disso... Veja
http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/jdev/jdevpricefaq-091914.html#22

 Sobre o Graphics, não : o Forms web (ie, 9i/10g/11g , tal como documentado em
http://www.oracle.com/technetwork/middleware/reports/faq-migration-100341.html
- um link Crucial pra quem vai migrar apps Developer pra novos releases) não
possui mais um produto built-in naativo específico para gráficos, vc
necessariamente Vai Ter Que instalar e ter configurado o Business Intelligence
Beans (BI Beans), um novo componente embutido no Reports - e como não há uma
Migração direta Graphics -> BI é mais um ponto aonde os Forms terão que ser
alterados/editados...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Eduardo Souza <pjabrantes@...> escreveu