Huahuaua : que nada, a gente sempre tenta ajudar, desde que seja um área que eu
conheça ou pelo menos já tenha presenciado dentro do universo Oracle nesses 17
anos em que atuo como DBA Oracle (ou nos 8 como desenvolvedor Oracle em PL/SQL,
Forms e Reports antes disso) mas não me considero guru de nada não :)

 Sobre configuração do RDBMS Oracle, isso é um braço do tuning, e tuning não
tem jeito : rigorosamente não existe um procedimento geral e genérico
garantido, um DBA Oracle *** experiente *** tem que checar a configuração no
local, Acompanhar / Monitorar a performance, entender a distribuição dos seus
dados pra poder indicar quando e de que maneira é mais conveniente coletar
estatísticas pro otimizador de SQLs... TUDO ISSO demanda um profissional
experiente e humano aí pra fazer no local, não tem jeito....

 Se nesse momento vc não tem um DBA disponível, enquanto providencia um como um
Quebra-Galho que ninguém garante a efetividade vc pode apelar pros Assistentes
de configuração do RDBMS Oracle e pras ferramentas de healthcheck e performance
monitoring da própria Oracle : a maioria delas tem Custo e dão umas Sugestões
meio genéricas mas talvez seja melhor que nada, no momento....

              • ... Erik Castilho escasti...@gmail.com [oracle_br]
              • ... jlchia...@yahoo.com.br [oracle_br]
              • ... Luis Freitas lfreita...@yahoo.com [oracle_br]
              • ... angelo angelolis...@gmail.com [oracle_br]