[ Eu ia responder às outras mensagens mas preferi esperar que   ]
[ a confusão de remetentes e respostas fosse resolvida, como    ]
[ não acho que seja válido argumentar apenas por argumentar,    ]
[ vou tentar resumir algumas observações e considerações a      ]
[ esta mensagem. Por favor, leia até o final antes da resposta. ]

On 03/19/2007 06:06 PM, Marcelo Akira wrote:

> Pois é, acho que o papel de 'repreensão' tem que ser *exclusivo* do
> 'moderador', uma vez que é chato fazer isso entre participantes,
> inevitavelmente as pessoas levam para o lado pessoal e a guerra
> começa...

        Não. Esse modelo de exclusividade do moderador é falho.
Você mesmo disse que são 3 moderadores, e você mesmo disse que
não foram tomadas ações em particular. Eu quase não vejo os
moderadores por aqui e sinto dizer, mas pra ser um bom moderador
é preciso acompanhar a lista e utilizar os recursos humanos dos
chamados "catalysts" na lista para ajudar na moderação, caso
contrário você vai ver os horrores que temos visto por aqui.

> Podemos tornar esta lista melhor? Precisamos de *EDUCAÇÃO* e
> *TOLERÂNCIA*.

        Isso é subjetivo, vem de berço e você (ou outro moderador)
não vai conseguir mudar em certas pessoas. Eu fui tolerante por
cerca de um ano, isso não evitou de ver o que podemos chamar de
atrocidades na lista (que vão desde assassinar esfolar alguém vivo
até jogar pessoas pra fora da lista).

        Sem dúvida, precisamos de educação e tolerância e de todas
as outras qualidades que formam o chamado bom senso, grifar palavras
de efeito em letra maiúscula não vai resolver o problema se não
houver pró-atividade e exemplos de bom senso e de moderação ativa.

> É verdade, agora é eu é que peço desculpas... que bom que temos
> pessoas civilizadas e humanas aqui, que admitem que erram e pedem
> desculpas ;-)

        Fato. Que pena que algumas pessoas levam tempo demais para
reconhecer que estão erradas e falharam nos últimos meses, mas fico
feliz em ver que pelo menos um dos moderadores saiu das sombras e
resolveu conversar com o resto da lista.

> Não foi feita nenhuma medida de moderação em PVT. Acho que farei isso
> por diante, admito a omissão. Mas também admito que não dou conta de
> acompanhar todas as mensagens, preciso da colaboração de participantes
> que denunciem para mim em pvt abusos, off-topics não-marcados, ofensas
> pessoais, etc. Assim poderei desempenhar melhor este papel que admito
> não estar cumprindo bem.

        NEWS AT 11.

        A lista do psl-brasil é grande. Não tão grande quanto algumas
listas por aí, mas em certos pontos ela passou e muito dos limites do
que podemos chamar de bom senso coletivo. Se você não está dando conta
e se a equipe de moderadores não está dando conta, já passou (e *muito*)
da hora de deixar sangue novo entrar no time.

> Lembrando também que não faço isso sozinho, além de mim, faz parte o
> Mario Teza e o Krishnamurti.

        A pergunta é: "vocês fazem isso"?  E não estou sendo sarcástico,
tão pouco irônico, estou sendo sincero. Você acabou de dizer que não
tem tempo de acompanhar toda a psl-brasil, os outros têm? Ou vocês estão
marcando tudo como lido e deixando a bolar rolar?

        A lista poderia ter aspectos diferentes, receber notícias de
diferentes projetos, coordenar diferentes atividas, mas a maioria das
pessoas foi desistindo e se afastando. O psl-brasil têm potencial pra
ser o grande local de troca de idéias e novidades em termos de SL no
Brasil, mas precisamos recriar o ambiente pra isso.

> Mas Faw, procure não enviar mais estes e-mails públicos irônicos,

        A lista tem melhorado, notoriamente nas últimas semanas, as
mensagens ficaram mais relevante e até um do moderadores apareceu,
olhe o histórico e você vai notar que minhas mensagens irônicas são
bem recentes, resultado de *muitas* "threads" apenas lidas, sem se
manifestar e esperando pra ver se algo poderia melhorar.

> colabore com a moderação enviando diretamente para os moderadores.

        Desculpe, sou a favor da transparência. Há casos e casos
para contatar diretamente os moderadores, mas pra acompanhar a
lista e notificar problemas, é melhor dar poderes de moderador às
pessoas que vão fazer isso.

        Há listas que nem tem moderadores, só funcionam com
"catalysts" e senso comum, quando a coisa realmente engrossa, é
solicitado aos administradores banimento (o que acontece em casos
raríssimos).

        Se os moderadores não acompanham a lista, IMHO ele não podem
fazer um bom trabalho, eles nem poderão responder a tempo, eles não
têm como desenhar perfil e se basear em auto-white-list por histórico
pra poder tomar uma decisão centrada.

        Já participei de muitos tipos de lista e sei que ser
criticado não é fácil, com o anúncio do Teza eu realmente pensei
que veria tempos melhores na psl-brasil, mas a combinação de
fatores me levou a realmente acreditar que apenas bom humor
poderia salvar a lista.

        Não se iluda, não foi apenas uma ou duas pessoas que
apoiaram minhas mensagens em PVT por vários meios, então sou
sincero em dizer que os moderadores têm feito um _péssimo_
trabalho. Todos passamos por épocas ruins, todos ouvimos o que
não precisamos, não gostamos de ser criticados, mas acredite
meus comentários não são infundados e eu não quero a cabeça de
ninguém numa bandeja de prata, mas apreciaria a maturidade de
reconhecer que estávamos num período crítico até o mês passado
e que _nada_ foi feito a respeito.

        Eu realmente fiquei feliz em ver sua mensagem e seu
interesse em ajudar, se você realmente acredita que a ausência
das minhas mensagens irônicas pode ajudar a lista, não vejo
porque não podemos tentar, então façamos o seguinte, seguimos
com a psl-brasil pra ver o que teremos daqui por diante, eu vou
jantar num restaurante logo ali, no fim do universo e volto, com
isso minhas mensagens irônicas ficam por certo tempo fora do
radar, enquanto isso torcemos pra que a qualidade da lista só
aumente; caso contrário, o melhor será pegar meu nariz de
palhaço e voltar pro centro do picadeiro.

> Abraços,

        Grande abraço!

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)