On 03/20/2007 09:39 AM, [EMAIL PROTECTED] wrote:
> Prezado Faw

Olá Teza,

        Tomei a liberdade de copiá-lo diretamente, imagino que seja
mais fácil você ver minha resposta, considerando a dificuldade em
acompanhar toda a lista.

> Concordo contigo sobre o papel da moderação. Fazem meses "retornei" a
> moderação juntamente com o Akira e o Krishna. Estavamos numa pancadaria
> muito séria na lista. Infelizmente eu não estou conseguindo acompanhar a
> lista. Desde o final do ano passado tenho me envolvido na organização do
> fisl, além do trabalho.

        Ok. Como eu disse ao Akira, compreendo que os moderadores
possam estar realmente atarefados, por isso disse que vocês já
deveriam ter deixado "sangue novo" entrar no time (é notório em
ambientes de Software Livre e/ou Código Fonte Aberto que as
pessoas não abram mão de postos e/ou posições, não por maldade
mas porque elas sempre tem a intenção de voltar a colaborar mais
cedo ou mais tarde).

> Sei que tu és bastante atrolhado de atividades, mas tenho um convite
> para te fazer. Vamos inaugurar uma nova modalidade de moderação nesta
> lista. Aqui, quase ninguém tem tempo para cuida-la. Então vamos fazer
> uma moderação por periodos, tipo 3 meses para cada pessoa. Assim,
> garantiriamos minimamente um ambiente respiravel para todos e todas.

        Obrigado pelo convite. No entanto, permita-me uma observação.

        Ao alocar tempo ou recursos para ser moderador, não faria
diferença se isso fosse por 3, 6 ou 12 meses, a tarefa já estaria
sendo feito e a troca de moderação implicaria em reaprendizado por
parte dos novos voluntários e maiores chances de decisões não
consistentes com o passado.

        Neste ponto há dois pontos que posso notar, (1) o ambiente
da psl-brasil parece estar melhor e, (2) há um movimento comum para
melhorar a qualidade da lista.

        IMHO, são três moderadores atualmente, eu diria que o melhor
seria cada um auto-avaliar sua posição pra determinar se é ou não
possível continuar colaborando e adicionar a hipótese de ter ajuda,
não acredito que ter uma equipe muito grande seja de alguma ajuda,
mas adicionar uma ou duas pessoas para preparar uma transição me
parece o mais razoável, assim, aqueles que estão sem tempo podem
finalmente abrir espaço em suas vidas para algo novo, o psl-brasil
agradece os anos de moderação e deseja sucesso.

        Não é preciso fazer grandes anúncios, temos praticamente
tudo alinhado, um conjunto de regras, pessoas que tem consciência
e conhecimento de listas e disposição para ajudar. Com as "threads"
mais recentes também tivemos informações mais visíveis para todos,
o que com certeza deve ajudar.

        Mas ter moderadores em rodízio não acredito que vá realmente
fazer bem, isso daria trabalho pra organizar, coordenar, seria uma
tarefa extra pra fazer a pré-seleção, se há possibilidade, adicionem
alguém ao time, vejam se isso ficar ainda apertado, adicionem mais
alguém, após um tempo, será possível determinar se todos estão
ajudando ou não e se alguém deveria abandonar a equipe, ou seja, no
melhor estilo "do-ocracy" com uma pitada de meritocracia. :-)

> Gostaria de saber se tu poderia inaugurar essa nova modalidade.

        Ficarei feliz em ajudar de um jeito ou de outro, ainda que
não concorde com a modalidade, como eu disse para o Akira, se há
uma forma de melhorar, vamos tentá-la.

> Esse convite é extensivel para todos e todas que estão na
> lista. Sugiro considerarmos como tarefa os requisitos que o Faw
> colocou abaixo.
> Cada candidato/candidata deve dizer o periodo que tem disponivel, algo
> como de abril a junho, de julho a setembro, etc. Se tivermos mais de uma
> opção, escolheremos na lista.

        Aqui começa a minha sugestão, isso deve ser feito pelos
atuais moderadores e não precisa ser feito pela lista, democracia
as vezes não é a melhor forma de tomar algumas decisões. Observar
os que estão ajudando e convidá-los para o time, incentivar suas
ajudar é o que, IMHO, costuma sempre funcionar. Isso evita a
idéia de "briga por posições" ou "cargos" e mantém o foco naqueles
que querem realmente ajudar.

> No aguardo de manifestações.
> mario

        Grande abraço,