On 27/05/2008, at 16:22, Glauber Machado Rodrigues (Ananda) wrote:

Manter uma solução engenhosa como essa ( a do número da declaração) é como manter uma mentira por muito tempo: depois você acaba achando menos trabalhoso fazer, como diria o kov, do Jeito Certo(tm).

Bom, citando o Mikado: "let the punishment fit the crime". Será que realmente é preciso um sistema de certificação digital só para evitar que alguém envie uma declaração no lugar de outra? Será que uma solução simples e de baixo custo que resolva 99% dos casos não é bem melhor do que uma que evite 99,9999%, mas custe 100 vezes mais?

Além disso, vale lembrar que não é de hoje que a Receita aceita declarações com certificação digital (salvo engano, para pessoa física começou no IRPF 2005). O bônus é poder acompanhar o processamento da declaração em detalhe: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/receitanet/entregacertfdigital.htm

Infelizmente, muitas vezes parece haver uma tendência à "over- engenharia" nas soluções que saem da comunidade de TI (seja livre ou proprietária). E depois ainda acham estranho o índice de fracassos nos projetos de TI do Chaos Report... :-)

[ ]s,

olival.junior_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a