2008/5/27 Olival Gomes Barboza Júnior <[EMAIL PROTECTED]>:

> E digo mais: será que chaves assimétricas são realmente alguma garantia de
> que a declaração entregue veio do contribuinte correto?

Pensando por esse lado, para quem não consegue manter seus próprios modelos
de segurança (e publica aquilo que era para ser confidencial), não existe
modelo de segurança que se garanta por si só.

Não que as chaves assimetricas tenham essa falha específica de não poderem
ser puplicadas, pois esse erro eles não teriam como cometer. Algumas
políticas de segurança são falhas por definição, outras apenas se certas
premissas (como as assinaturas das chaves num encontro cara-a-cara) não
forem respeitadas.

É o típico problema de créu: tem que ter disposição, tem que ter habilidade.
Isso aí não tem programa que dê jeito.

Só acho que alguém com disposição e habilidade implementaria um modelo menos
falho que esse que foi implementado.

Pense que modelo feito nas coxas: você vai no banco e tira dinheiro e recebe
um número da transação que você acabou de fazer. Na proxima vez, o caixa
eletrônico pergunta o número para ver se é você mesmo.

Alguém poderia apresentar a defesa: "Ah, mas para aquela situação do IRPF
serviria, pois os acessos são apenas anuais".  Para aquela situação? Em
latim ad-hoc, que para os advogados não tem uma conotação negativa, mas para
os engenheiros quer dizer "um processo em que nenhuma técnica reconhecida é
empregada e/ou cujas fases variam em cada aplicação do processo."

Ou seja: gambiarra, sem estruturação, uma tremenda lambança e desperdício de
esforço, pois dali nada se aproveitará futuramente. É isso que você quer,
cada um inventando um método qualquer de autenticação e jogando fora, porque
não serve mais para nada? Não se faz computação assim.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: [EMAIL PROTECTED]