On 27-05-2008 11:12, Hudson Lacerda wrote:
> Marcelo Akira escreveu:
[...]
> Debian oferece instaladores de software não-livre, assim como pacotes de
> software que sugerem a instalação de software não-livre. Já melhorou
> muito (antes havia o non-free), mas ainda não satisfaz a FSF, por passar
> a mensagem de que software não-livre é aceitável.

        E lá vamos nós...

        A área de non-free do Debian não faz parte do Sistema
Debian, ela é fornecida por questões de compatibilidade e
facilidade de integração, para usuários que dependem deste tipo
de software, conforme definido no Contrato Social do Debian.

        O Debian *não* distribui pacotes não-livres, a área de
non-free não vem ativa por padrão, o usuário tem que habilitá-la
explicitamente. Note que a área de non-free não é composto só de
software proprietário (sun-java, nvidia-driver, ati-driver) há
também softwares sob GPL que o autor adicionou condições que são
incompatíveis e/ou inconsistentes (como dizer que um software
não pode ser usado pra fazer SPAM). A única exceção são os blobs
não-livres do Linux que ainda não foram retirados por completo.

        Eu não sei o que você quer dizer com "sugere", mas se
for a idéias de "Suggests" das dependências de pacotes .deb
então isso não é válido, softwares no 'main' só podem considerar
a existência de softwares no 'main'.

        Até onde eu sei, a FSF não concorda com o fato do Debian
hospedar softwares não-livres em seus servidores e, mais
recentemente, com o fato do kernel Linux incluir blobs não-livres,
por isso o Oliva tem trabalhado em scripts pra identificar e
remover estes blobs e facilitar a vida das distros na remoção de
tralha non-free do Linux.

        Se não estou enganado, remover a área de non-free do
Debian (colocar por exemplo em non-free-debs.org) e limpar os
blobs, requalificariam o Debian como uma das distros recomendadas
pela FSF (mas isso precisaria ser rediscutido e reanalisado, e eu
não tenho como falar pela FSF), não sei se seria necessário
remover programas que dependem de software não-livre e
tradicionalmente aparecem na contrib.

        Vamos ao resumo:

 * O Debian não distribui software não-livre.
 * O non-free ainda existe e *não* faz parte do Sistema Debian
 * O contrib contém software livre que depende de software
   não-livre, tradicionalmente caracterizado pelos instaladores
   que puxam itens não-livres.
 * O non-free não contém só software proprietário que é passível
   de redistribuição, também há software sob licenças livres mas
   com cláusulas "extra" que são controversas.
 * A FSF e o Debian mantém contato e trocam idéias sobre futuras
   licenças e sobre mudanças positivas no sentido de garantir as
   04 liberdade.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)