On 30-05-2008 16:38, Alexandre Oliva wrote:
> On May 30, 2008, "Marcelo Akira" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
[...]
> Debian não está na lista de distros GNU/Linux 100% livres recomendadas
> pela FSF, justamente por causa das respostas óbvias às perguntas
> que o FAW graciosamente deixou de fora em sua resposta.

        - Não foi isso que ele perguntou.
        - Meu nick não é uma sigla, você não precisa "gritá-lo".
        - As respostas não são óbvias e eu não as deixei de fora
          graciosamente, deixei-as de fora por saber que a
          discussão não será *produtiva* nem *saudável* com você.

[...]
> O projeto Debian, infelizmente, não tem uma política assim.

        - Novamente você está enganado.
          O Debian retira pró-ativamente itens não-livres da
          distro, que vão de firmware a documentação que não
          é livre. Você já mostrou mais de uma vez que não
          conhece suficientemente a distro e o Projeto, pare
          de fazer FUD.

> Apesar de
> todos os esforços do FAW e outros de dizer que a non-free do Debian
> não é do Debian (heh), se é assim, porque se justifica sua existência
> fazendo menção ao contrato social do Debian?  Ué, se não é do Debian,
> que é que o seu contrato social tem a ver?

        - Eu nunca disse que o non-free não é do Debian, disse
          que ele não é distribuído e não faz parte do sistema
          operacional Debian GNU/Linux. Foi você quem disse
          afirmou besteiras sobre o non-free e usou um DD como
          "escudo" no passado (você sempre usa um DD como escudo
          nestas situações).

[...]
> Nada contra o Debian, nem contra os defensores de Software Livre que
> colaboram com o projeto.

        Isso não me parece certo, você ataca as pessoas que apoiam
o Debian sem pensar duas vezes e eu já vi isso mais de uma vez, em
diferentes listas, locais e com diferentes pessoas.

> Minha oposição é à mensagem de que Software
> não-Livre é aceitável e necessário,

        Você interpreta assim, mas essa não é a mensagem, a
mensagem é de respeito aos usuários que *precisam* deste
tipo de software. Você não está em posição de dizer do que
outras pessoas precisam ou não.

> que no fim das contas é o que a
> decisão recorrente do Debian de manter firmwares não-Livres no kernel
> do main,

        Há kernels Linux distribuídos pelo Debian fora do main?

        E você poderia mandar um link que mostrasse quantas vezes
o Debian decidiu recorrentemente por manter firmwares não-Livres?

> de manter o non-free "para ajudar o usuário",

        Essa não é a razão pela qual o non-free existe.

> esquecendo-se
> de que essa ajuda de curto prazo acaba prejudicando a todos no longo
> prazo, inclusive o próprio projeto, seus desenvolvedores e os usuários
> supostamente ajudados.

        Infelizmente, sua oposição é contra tudo aquilo que não
reze de acordo com a sua cartilha, rapidamente você escala a
discussão e assume postura agressiva. Eu já avisei-o em outra
lista e afirmo novamente: não espere que eu veja você afirmar
besteiras, em especial sobre o Debian, e espere que eu fique
calado. Nós dois já estivemos nesta situação antes e sabemos
como ela vai evoluir.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)