On May 30, 2008, "Marcelo Akira" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Desculpe o questionamento. Suas declarações são oficiais?

Hehe.  Representam oficialmente a minha posição pessoal no momento em
que as escrevi, salvo enganos.

> Existe alguma posição oficial da FSF quanto a classificação do
> Debian não-livre?

Debian não está na lista de distros GNU/Linux 100% livres recomendadas
pela FSF, justamente por causa das respostas óbvias às perguntas
que o FAW graciosamente deixou de fora em sua resposta.

> Como esta classificação é realizada?

Não falo pela FSF, nem pela FSFLA, mas meu entendimento é que a
recomendação não se faz apenas com base no que exatamente se distribui
e se recomenda, mas mais na política e na atuação no caso de a
política não ser acidentalmente cumprida.

Por exemplo, o gNewSense 2.0 importou por acidente alguns trechos de
código não-Livre do Ubuntu.  Assim que perceberam, removeram.
gNewSense não deixa de ser distro recomendada porque distribuiu
Software não-Livre.  Muito pelo contrário, passa a ser mais
recomendada porque prontamente corrigiu o erro, seguindo sua política.

O projeto Debian, infelizmente, não tem uma política assim.  Apesar de
todos os esforços do FAW e outros de dizer que a non-free do Debian
não é do Debian (heh), se é assim, porque se justifica sua existência
fazendo menção ao contrato social do Debian?  Ué, se não é do Debian,
que é que o seu contrato social tem a ver?

> Pelo que entendi, cada vez mais o non-free do Debian está sendo
> "enterrado", daqui alguns anos, com certeza deixará de existir e é bom
> perceber o movimento da Comunidade Debian para atingir esse objetivo
> ;-)

São passos corretos.  No dia que o Debian chegar a esse ponto, pode
ser que seja possível a uma FSF recomendá-lo.

Nada contra o Debian, nem contra os defensores de Software Livre que
colaboram com o projeto.  Minha oposição é à mensagem de que Software
não-Livre é aceitável e necessário, que no fim das contas é o que a
decisão recorrente do Debian de manter firmwares não-Livres no kernel
do main, de manter o non-free "para ajudar o usuário", esquecendo-se
de que essa ajuda de curto prazo acaba prejudicando a todos no longo
prazo, inclusive o próprio projeto, seus desenvolvedores e os usuários
supostamente ajudados.

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/