On 28-05-2008 16:18, Alexandre Oliva wrote:

> +1 :-)

        -1

        Eu não sei por que eu tento... /me suspira

> Por favor, leia tudo que eu escrever abaixo entre (-: :-) imaginando
> um Oliva bem sorridente, ainda que um pouquinho irônico.

        Usar smileys *podem* ajudar, usá-los de antemão
para tentar amenizar é como bater e soprar, ou avisar
que vai bater. :-(

        Acho que eu conheço o Projeto (e a distro) Debian
um _pouquinho_ pra saber o que eu digo, especialmente em
listas públicas onde as pessoas estão sentadinhas atrás
da moita esperando pra bater com força (e geralmente em
algo que elas não entendem).

        Como quando um não quer dois não brigam, e nós
dois não queremos brigar, digamos que eu prefira me ater
às partes que falam de Debian e de aspectos que estão
*errados* e prefira deixar pra lá as outras afirmações,
como eu disse, tudo depende de "quão fundo você quer
cavar", e nós dois sabemos que algumas pessoas vão
_realmente_ fundo.

> Se você ler
> isso imaginando um Oliva de cara fechada, vai ficar chateado e a gente
> vai acabar brigando.  Não quero brigar.

        Eu imagino o mesmo Oliva que bateu no Debian "por tabela"
em outras listas e que conhece minha posição sobre o assunto,
independente de ele estar sorridente ou não, eu já disse que algo
acontece entre o Oliva que eu encontro nos eventos e o Oliva que
responde e-mails em listas, seja como for, vamos precisar de mais
do que smileys pra mudar minha opinião sobre alguns itens, em
especial sobre como o Debian organiza seus repositórios.

        Talvez o que mais me chateie seja o simples fato da
"análise além do que foi escrito", das conclusões nas entrelinhas
e das suposições que sempre levam pra algo defectivo, que por
alguma razão bizarra procuram denegrir algo ou fazer com que as
pessoas se sintam culpadas. Você é livre pra escrever pro meu
e-mail em PVT pra discutir mais sobre o Debian e outros aspectos
da parte non-free, até mesmo de itens que não abordei nesta
mensagem, mas eu não encorajaria mais divagações na PSL-Brasil
já que o tema me parece ser ligeiramente "off-topic" para a
lista.

[...]
> Pouco relevante.  Se está lá no arquivo de configuração, é uma
> recomendação, ainda que mais fraca do que se viesse ativa por padrão.

        Não está no arquivo de configuração.

[...]
> Se não me engano essas condições podem ser removidas, pois a licença
> concedida pelo autor, mesmo contendo as restrições, autoriza a
> redistribuição sob os termos da GPL, não apenas sob os termos da GPL
> com restrições adicionais.  A GPLv3 tornou isso explícito, porque
> muita gente não percebia essa sutileza, mas a GPL sempre foi assim.

        A maior parte é GPLv2, muitas não tem a cláusula
"or later version", e em muitos países vale a *intenção*
do autor e não o que diz a licença dele, se a intenção
dele contraria algo da licença, então vale o que ele disse,
não o que a licença diz, você pode achar isso feio ou bobo,
mas é assim que funciona em alguns países. Seja como for, o
pessoal do Debian tem um carinho em checar as licenças
antes de sair por aí declarando que software sob a GPL tem
que ir pra non-free porque o "upstream" tem um pino solto.

[...]
> Não falo pelo Hudson, mas vou arriscar um palpite: meu chute é que
> seja algo mais na linha do que o Firefox, como distribuído pela
> Fundação Mozilla, faz quando você abre uma página com Java ou Flash ou
> coisas do gênero.  Ou que o Fedora 8 faz quando você tenta abrir um
> arquivo com codec proprietário ou patenteado.

        Debian e Mozilla estão em caminhos diferentes no mundo
do Software Livre, basta ver o caso Iceweasel, compará-los não
é algo razoável.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)