On Jun  2, 2008, "Marcelo Akira" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Segundo, não fui influenciado pelo Faw para criar outra lista.

Obrigado pelo esclarecimento.

> Como você afirmou antes, suas afirmações postadas nesta lista não são
> oficialmente reconhecidas pela FSF, nem pela FSF-LA.

Não foi bem o que eu disse.  Falei que estava apresentando opiniões
pessoais, que não falava em nome dessas organizações.  Isso não quer
dizer que eu não tenha informação a respeito de como elas agem, nem
que não esteja apresentando essa informação.  Significa apenas que eu
não consultei formalmente as organizações citadas antes de emitir a
opinião e, portanto, caso eu cometa um engano, o engano é só meu.

> "Se não estou enganado, remover a área de non-free do Debian (colocar
> por exemplo em non-free-debs.org) e limpar os blobs, requalificariam o
> Debian como uma das distros recomendadas pela FSF (mas isso precisaria
> ser rediscutido e reanalisado, e eu não tenho como falar pela FSF),
> não sei se seria necessário remover programas que dependem de software
> não-livre e tradicionalmente aparecem na contrib." -- Faw

Não sei se vocês já viram esse texto:

http://www.gnu.org/philosophy/free-system-distribution-guidelines.html

É relativamente recente.  Cito:

  All information for practical use in a free distribution must be
  released under an appropriate free license. We list the ones we have
  evaluated on our license list, with separate sections for licenses
  that are suitable for software, documentation, fonts, and other
  useful works. If such a work is released under multiple licenses, at
  least one of which is free, it can be included in the system; the
  system developers just need to follow the terms of the available
  free license(s) when they distribute and/or modify it.

  A free system distribution must not assist users in obtaining any
  nonfree information for practical use, or encourage them to do
  so. There should be no repositories or ports for nonfree
  software. Programs in the system should not suggest installing
  nonfree plugins, documentation, and so on.

> Se a FSF publicasse algum documento oficial que mostrasse os
> porquês do Debian não ser classificado como GNU,

GNU não é o mesmo que Software Livre, nem o mesmo que recomendável por
uma FSF.  Não acho que seja o caso de a FSF dedicar um documento
especificamente ao Debian; isso seria contra-producente, pois poderia
parecer provocação.  O documento citado acima, com linhas gerais que
Debian evidentemente não atende deveria ser suficiente.

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/