On 03-06-2008 20:46, Gustavo Noronha Silva wrote:
> On Fri, 2008-05-30 at 03:08 -0300, Felipe Augusto van de Wiel wrote:
[...]
> [...]
> Debian recomenda software não-livre...
>
> ... eu sou uma das pessoas muito chateadas por o Debian ainda distribuir
> (e distribui sim, como Projeto Debian) software non-free. Acho que nós
> temos que reconhecer isso abertamente, já que isso foi a vontade da
> maioria dos debianos[0], quando aconteceu a votação, e gente como eu,
> que foi voto vencido poderia muito bem ter saído do Debian na época, se
> considerasse esse um mal irreparável. Mas há outras coisas que tornam o
> Debian um poderoso defensor e ajudante do SL, então ainda há do que se

        Nós dois temos bem claro o processo de organização do
repositório, do Projeto e da distro e sabemos como o termo
distribuir afeta cada componente, daí pra fazer certas
afirmações que vi nesta "thread" há um pequeno desfiladeiro.
Em especial porque nem tudo dentro da área de "non-free" é
'evil', alguns itens como documentação sob FDL ainda são
bastante controversos. :-)

        Como eu disse numa das primeiras mensagens, depende
de quão fundo você quer cavar pra fazer a simples afirmação
"Debian distribui software não livre".

        Muita gente é contra o non-free (e note que eu não
disse em nenhum momento que sou a favor dele), há uma
diferença sutil nas razões daquela [0]votação e nas
interpretações da decisão resultante, e elas não podem
facilmente ser colocadas numa sentença, porque envolvem um
dos nossos documentos de fundação e um dos compromissos
assumidos por mais de 10 anos.

        Se a mudança seria para melhor ou não, é outra
discussão, mas muito do que se encontra nas "threads" mais
acaloradas está ligado ao tom utilizado e ao enfoque dado,
não à essência do debate em si, facilmente comprovado por
esta discussão.

Referências:
  [0]: http://www.debian.org/vote/2004/vote_002

Grande abraço,