On 03-06-2008 22:46, Alexandre Oliva wrote:

> Curioso, são os mesmos fatos que eu apresento toda vez que o debate
> aparece.
[...]

        Mas num tom bem diferente. :-)

> Eis que cai por terra toda a arrogância do argumento que você bateu
> bastante, que se eu não conhecia algum detalhe lateral sobre o Debian,
> eu não poderia ter razão em qualquer argumento a respeito dele.

        Na verdade, eu apenas quis deixar claro que havia outros
aspectos que você não estava contemplando, há mais de uma forma
de fazê-lo, como eu disse, depende do tom. :-)

> Nenhuma dúvida aí.
>
> Por isso mesmo supus que você fosse saber melhor do que eu do
> problemão a que eu fiz menção.  Eu mesmo só fiquei sabendo dele este
> ano, enquanto Debian sabe dele faz mais de 5 anos (foi o primeiro hit
> que achei procurando algumas palavras chave na rede).  Esperava que a
> menção fosse suficiente para você identificar o único outro caso de
> Software não-Livre no main que eu conheço, mas agora temo que haja
> mais de um desses e que eu só não saiba do(s) outro(s).  Há?

        Há itens controversos, envolvendo a licença do postfix
e as licenças Creative Commons, achei que você estava se
referindo a alguma mudança nas CCs. Embora eu conhecesse o
outro problema citado por você eu ainda não estou 100% confiante
de que ele vá ser resolvido tão logo, é o tipo de coisa que tem
que acontecer pra acreditarmos.

        Você encontra todos os bugs que tenham material que
não seja DFSG na página de bugs críticos:

http://bugs.debian.org/release-critical/debian/all.html

        Geralmente procurar por DFSG-free ou non-free deve te
mostrar a maioria dos casos e pacotes afetados, claro, isso é
o que foi reportado, pode ser que algo tenha passado sem ser
notado, mas este é o mesmo caso que todos estamos sujeitos.

> Tipo como alguém que ainda não o conhece e talvez o visse na lista de
> recomendações.  Percebe por que é que desse jeito não dá pra correr o
> risco de recomendar, nem com ressalvas?

        Nunca discordei disso, como eu disse, a FSF está
certíssima em manter as regras rígidas e evitar quaisquer
interpretações dúbias nas recomendações que faz.

> Valeu.  Eu continuo esperando a explicação sobre os dois 'Debian'
> sobre que perguntei, do contrato social.

        A mensagem do kov deixa clara as diferenças, mas a
primeira parte faz menção ao projeto, o restante faz menção
ao sistema.

Debian //Project//, the producers of the Debian GNU/Linux system,

Debian //system// will remain 100% free

Thus, although non-free works are not a part of Debian //system//

        Acho que as outras menções são auto explicáveis,
mas uma parte das definições não está no Contrato Social,
algumas decisões são refletidas pelo Manifesto e pela
política dos FTP Masters, o Contrato Social serve como
linha mestra, alguns casos são "extremos" e outros são
interpretações mais recentes, que inclusive só ficam mais
claras com as discussões nas listas e recentes votações.

        Embora existam interpretações dúbias sobre o
segundo item no que diz respeito a ser sistema ou projeto,
o histórico das listas quando da criação da DFSG elucida
algumas decisões e o desejo de que o Debian nunca dependesse
de Software Não-Livre em sua infra-estrutura ainda que
hospedasse pacotes que não atendessem por completo a DFSG
(seção non-free).

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)