On Thu, 2008-06-12 at 19:16 -0300, Glauber Machado Rodrigues (Ananda)
wrote:
> Acho que a principal dificuldade do desenvolvimento de SL no Brasil
> foi a tentativa de fazer o SL crescer como modelo econômico, enquanto
> no resto do mundo isso isso foi apenas um efeito colateral.

É, mas o que me incomoda nesse jeito de falar é que parece que é
necessário uma postura 'nacional' para a coisa. Nós temos de lembrar que
importa mais a iniciativa individual que qualquer postura da 'nação'.
Não me interessa o que grupos de interesse querem, o que me interessa é
que poucos indivíduos estão desenvolvendo, se comparado com o resto.

Não tem que ser necessária uma ação estatal para que haja mais
desenvolvimento.

> Outra coisa que puxa as calças do Brasil é que a vida útil do
> programador brasileiro é muito curta. O cara é programador por uns 5
> anos e depois "evolui" para
> gerente/executivo/empreendedor-no-mercado-de-ti/sei-lá-o-que.

Isso é uma grande merda, mesmo. Eu fujo de ser gerentizado. =P

> Os poucos que se salvam (pela própria maneira de agir pensando ao
> longo prazo) pouco a pouco estão conseguindo fazer frente a estes
> outros perfirs de desenvolvedores, e seus trabalhos tem se mantido
> estáveis e frutificando indefinidamente.

Que cresçam e se reproduzam!

> Deixa ver se eu entendi:
> Num e-mail corporativo ninguém discute muito um assunto. O e-mail de
> quem tem o poder chega na caixa de quem obedece, a mensagem é recebida
> e ponto final.
> O e-mail de quem solicita chega na caixa de quem é solicitado, o
> solicitado responde, ponto final. Parecem cartas: "prezado fulando de
> tal (...) atenciosamente, eu."

Não... minha questão era mais formal, mesmo. Na minha experiência com
email corporativo, nos meus trabalhos anteriores (hoje eu trabalho com
hackers ;)), eu cheguei a ver emails chegando perto de 1MiB depois de um
ciclo de discussões, porque o povo clicava reply, deixava a discussão já
existente citada completamente e escrevia em cima. Além de usar Reply To
All indefinidamente.

Ficava inconveniente, difícil de ler, difícil de citar... enfim.... haja
saco, banda e espaço no servidor de email =).

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <[EMAIL PROTECTED]>
Debian Project