On Wed, 2008-06-11 at 09:13 -0300, Marcus de Vasconcelos Diogo da Silva
wrote:
> O que eu consegui condensar foi que o modelo econômico adotado para
> Software Livre nas massas deve ser outro bem diferente do modelo
> adotado pelo Software Livre nos Servidores. A briga pode não estar em
> Non-free e free ela pode estar em Gestão de governo ou Gestão social
> ou no próprio modelo Econômico Capitalista.

Isso é se desviar do princípio da nossa luta. Se a idéia é tolerar
software não-livre já perdeu o sentido a discussão.

> Em servidores o cara que usa o GNU Linux é o mesmo que programa
> (geralmente) neste caso ter acesso aos fontes é vital para todos e

Não mesmo. A maioria dos sysadmins que eu conheço não sabe programar; o
que eu considero um absurdo, mas é a realidade =).

> No caso do OpenOffice.org/BrOffice.org o modelo de gestão só conseguiu
> acontecer no Brasil graças a uma força de comunidade que está apoiada
> em poucas pessoas e poucas instituições que sabem da importância do SL
> e que se importam. (SERPRO, Celepar e umas 5 outras a maioria

Modelo de gestão? Gestão de quê?

Na questão do software 'para massas', você esquece de considerar coisas
como o GNOME, que nunca devem ser instaladas em um servidor, e que ainda
assim tem usuários que programam e se importam com ter as liberdades e
potencialidades que licenças livres dão, como meu caso e o de muitas
pessoas com quem eu convivo diariamente.

> Olhando na ótica capitalista é isso mesmo. Porque eu vou gastar ou
> ajudar estruturalmente o próximo? O meu umbigo é mais importante.

Só que na mesma ótica capitalista, não há sentido em gastar dinheiro
mantendo uma coisa minha se os outros já estão fazendo e eu já posso
usar sem custo.

O que os criadores de sistemas embutidos, por exemplo, estão percebendo
é que sempre que eles fazem um fork do Linux (eu dou o nome correto ao
sistema, então aqui me refiro só ao kernel, mesmo =)) eles acabam
ganhando um problemão, que é manter o fork.

Vale muito mais à pena, inclusive do ponto de vista capitalista, fazer
com que suas alterações aconteçam no projeto original. Dois exemplos que
eu recomendo estudar, se você quiser fazer uma análise mais profunda
disso são o Linux e o WebKit.

> ps.: alongamento dessa discussão sem encaminhamentos práticos o melhor
> seria off lista.

Eu nunca espero encaminhamento prático numa discussão aqui. E considero
que qualquer um que espere um sonhador =).

> As pessoas só vão usar o Linux nas massas quando o Bem vencer o mau e
> não quando o convencimento individual for maior que a sua lógica
> limitada (meu ponto de vista). A minha parte eu tento fazer mas somos
> poucos contra muita grana.

A minha opinião é que desktops livres só vão atingir as massas quando
forem mais convenientes para as pessoas. A história mostrou várias vezes
que a conveniência é o maior fator para adoção de um software.

Eu costumo concordar com isso. Acho que, pensando no Brasil nós temos
falação de mais e contribuição real de menos. Nós temos um número maior
de desenvolvedores hoje do que tínhamos há uns 3 anos atrás, quando eu
estava em plena campanha para passar a mensagem de que nós não podemos
perder a oportunidade de nos tornarmos desenvolvedores de tecnologia, e
que para isso não bastava só usar software livre.

Isso, no entanto, não faz com que a discussão da liberdade seja menos
importante. Se nós evitamos a discussão da liberdade perde o sentido; a
idéia, lembre-se, não é fazer todo mundo usar 'Linux', mas sim dar às
pessoas a liberdade que elas devem ter.

----
O Glauber já indicou que ler seus emails é trabalhoso e cansativo, mas
eu vou um pouco além: eu acho que ler a maioria dos emails na PSL-Brasil
é complicado e cansativo, já que todo mundo está acostumado com a
cultura de uso de email corporativo, que eu particularmente abomino. Até
a debian-devel é mais fácil de ler, porque a cultura de uso de email é
diferente. Mesmo com todos os flames =D.

Acho que vale à pena dar uma lida nisso:

        http://kov.eti.br/netiquetinha.html

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <[EMAIL PROTECTED]>
Debian Project