É uma boa pergunta, e não deve ser feita a mim, mas àqueles que promovem e mantém essa sistemática há décadas, ou séculos.

É a tal "mudança de paradigma", muito falada e pouco praticada.

----- Original Message ----- From: "Pedro A.D.Rezende" <preze...@unb.br>
To: "Projeto Software Livre BRASIL" <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>
Sent: Thursday, June 04, 2009 09:43
Subject: Re: [PSL-Brasil] [OFF-TOPIC] Polêmica:Senadodribla direito autoral via internet

Das várias maneiras de 'simploriamente' falar sobre a questão, ou
desconstruir a problemática, por que insistir nesta?

(...)
Então, para mim, a questão de fundo é outra. Por que 'simplorizar'
sempre na direção da mesquinhez, do egoísmo, do instinto animal pela
territorialização? A sociedade que se forma desta maneira, com todos
seguindo esta cenoura, pendura na ponta de uma vara chamada 'inovação'
por uma cordinha chamada 'Direito', com recursos naturais cada vez mais
escassos, será mesmo uma sociedade melhor?

Eu arriscaria dizer que o discurso ideológico da PI será articulado com
autoridade moral inversamente proporcional à acumulação das
conseguencias nefastas da exclusão que promove.