On 06/10/2014, at 15:30, anah...@anahuac.eu wrote:

> "Desde quando usar software livre virou sinônimo de não usar produtos da
> google?"
>
> Se conseguirmos chegar nessa resposta, qualquer que seja, provavelmente vamos
> nos entender como movimento.

Acho que voce tem razao, e talvez fosse uma boa discussao... Mas, ja fiz um
teste de discutir um produto expecifico, e infelizmente, a discussao parece nao
chegar a lugar algum... Acho que seria muito produtivo para a comunidade de SL
fazer discussoes aprofundadas sobre os diversos produtos e servicos, o que vale
e o que nao vale a pena, que servicos (ou funcionalidades de um servico) sao
problematicos, etc. Essa discussao com certeza aprofundaria o conhecimento de
todos sobre software livre, provacidade, dados abertos e mais.

A EFF tem uma lista relacionada a privacidade[1] que poderia ser um bom modelo
para se fazer em relacao a SL:

        https://www.eff.org/who-has-your-back-2014

> Eu tenho escrito muito sobre o tema, e já tenho elencado diversos motivos,
> então queria pedir que desta vez fosse invertido.
> Alguém se propõe a listar porque usar os produtos do Google não conflita com
> o ativismo e o movimento Software Livre?

Existem varios produtos do Google que nao conflitam (ou podem nao conflitar)
com o movimento SL. Por exemplo, utilizar o gmail como servidor de email.

Voce utilizar um servico que armazene e envie seus emails, nao processa nada
pra voce, eh apenas um servico (ou seja, nao eh SaaS na definicao da FSF). Voce
pode ter um cliente de email livre, e suas mensagens armazenadas no GMail. O
conflito existe no caso de voce utilizar a interface web do gmail, onde o
Javascript nao eh livre, e voce estaria portanto utilizando software
proprietario para ler os emails.

Nenhuma generalizacao eh boa, e portanto, falar em "produtos Google" eh muito
generico, e tudo depende como voce usa e como isso afeta a sua liberdade.
Outros servicos do Google tbem podem nao ter conflito, dependendo como voce os
utiliza, como o Google Drive (armazenamento) ou o Google Hangout (chat, se voce
acessa-lo usando o Pidgin por exemplo). Provavelmente o Google+ tbem nao
representa problemas de SL por ser uma rede social (e portanto, nao eh SaaS).

Por outro lado, varios desses servicos tem problemas de privacidade, alguns
serios, afinal, o Google utiliza seus emails recebidos/enviados, o seu perfil
no Google+, etc, etc, para fazer propaganda, o que provavelmente eh verdade em
muitos servicos gratuitos, que precisa se sustentar de alguma forma. Por outro
lado, a EFF da 6 estrelas para o Google no painel de privacidade deles. Agora,
questoes de privacidade sao diferentes das questoes de SL, apesar de estarem
relacionadas.

SL eh uma definicao bem especifica, mas que so se aplica a software que voce
executa. No mundo de hoje, com servicos, cloud, celulares e outros tantos,
seria muito benefico para o publico em geral se pudessemos levantar os
problemas especificos de cada servico e o que fazer para mitiga-los. Ja propuz
isso em outro momento.

Por exemplo (e eh um exemplo apenas, poderia/deveria ser bem mais completo!)

- GMail
        Servico
        Risco: usa JS proprietario para ler/enviar email na interface web
        Como mitigar o risco: utilizar cliente livre (thunderbird ou outro)
        Problemas de privacidade? O Google usa informacao do seus emails
recebidos/enviados para mostrar propaganda

Uma discussao assim seria de fato produtiva, e poderia ajudar varios usuarios a
entender seus riscos e problemas, e ate ajudar os ativistas a entender os
proprios riscos.

Software Livre tem uma definicao especifica, e leva facilmente a uma lista
dessas (as licensas...). Servicos sao menos claros, ja que nao existe uma
definicao de "servico livre". Mais complicado ainda eh a privacidade, que nao
tem uma definicao especifica, e teria que ser feito algo como a EFF fez no link
acima[1], em cima de itens especificos. Outro exemplo sao as discussoes do Tim
Bray ([1] [2] entre outros).

Ate acredito que a discussao seria bem bacana, e seria muito bom tirar o foco
das pessoas e do ativismo, e colocar o foco nos software e nos servicos. Sem
ficar apontando dedos, eh muito mais facil ver onde esta a nossa liberdade e
para onde podemos aumenta-la.

[]s,
Bruno.

[1] https://www.eff.org/who-has-your-back-2014
[2] https://www.tbray.org/ongoing/When/201x/2014/07/28/Privacy-Economics
[3] https://www.tbray.org/ongoing/When/201x/2014/05/26/Privacy-Levels

Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
        if I fail, if I succeed, at least I live as I believe