Aqui [1] tem uma foto de proibição de manobra em U, veja que pela foto você
não pode fazer um retorno (manobra em U) porém é permitido fazer uma
conversão a esquerda. Implemetado no OSM eu achei esses exemplos aqui
[2][3], perceba pelas figuras que a restrição forma um "U" no mapa.

Quanto ao OsmAnd, talvez não seja uma boa ferramente para avaliar essas
restrições de U-Turn. Encontrei esse ticket aqui [4] do pessoal reclamando
que ele não trata corretamente as restrições de manobras em "U", esse
ticket estava aberto a mais de 2 anos e foi fechado no mês passado.

[1] - http://m1.i.pbase.com/u26/orangecones/upload/19577581.Mvc009s.jpg
[2] - http://www.openstreetmap.org/relation/1806681
[3] - http://www.openstreetmap.org/relation/1707089
[4] - https://code.google.com/p/osmand/issues/detail?id=1729