Galera,

1- Não vou discutir os pontos citados antes, já falaram o que eu queria.
(sacanagem :p)
2- Quanto a questão de dual-boot, na verdade, para tudo que se faz, há
riscos, basta saber com usar:
Os problemas que usuários dual boot vão achar são: questão de montagem de
sistema vfat, ntfs, ext3, etc..
No windows, abrir ext3 é complicado. Só leitura.
No linux, é só montar vfat, ntfs.. Só ntfs, lógico, que não dá pra mexer.
Eu uso sistema dual-boot faz 4 anos já e não tenho problemas desde então.
Tenho usado tanto windows quanto linux. O windows, como alguns falam,
depende do usuário, ele se apresenta bem estável, como é o caso do meu aqui,
que fica ligado semanas e não trava. O linux nem se fala. Só ultimamente eu
tenho percebido um uso excessivo da minha memória, mas já fiz corte nas
despesas e voltou ao normal.
Acho que a questão de ser radical e ir só para o linux é meio que forçar a
barra. Não me entendam mal. Se querem usar linux, mas ainda tá engatinhando,
deixe seu windows aí, caso de necessidade. Só o que não vale é de repente,
precisa abrir uma planilha, aí ir para o windows para usar seu programinha
preferido. Se arrisque, use o OpenOffice ou algum outro. Tem que meter a
cara, o Google tá aí. O que você não achar dele, meu amigo, comece a se
desesperar. Enquanto isso.. pode fuçar.. linux não vai morder. Não é como a
"Veja", a "Isto É" fala, "não usar a não ser que você seja um NERD e que
goste de tentar resolver os problemas". Infelizmente o redator esqueceu que
NERD gosta de ter seu computador perfeitinho para ele passar suas horas se
deleitando nos jogos pesados. Acho que ele quis confundir a cabeça com
talvez, quem sabe, possivelmente, um Hacker, que não tá aí para ficar
resolvendo seus problemas. Quer bagunçar com os pcs dos outros. Enfim...
Lembrar do filme MATRIX: "Just free your mind".
Se você pegar uma camera digital e colocar no windows, possivelmente ele não
achará o driver dela. Agora coloque no Ubuntu e veja o que acontece. Coloque
um cd, um dvd..
Quer instalar um programa??? Quer instalar um navegador, java, flash???
Amsn?? COLOQUE SUA WEBCAM NO LINUX... precisou fazer alguma coisa???? E no
Windows??? Driver? Instalar? Hã?
Não precisa procurar na internet pra baixar, usa o synaptic.. ele faz tudo
por você. Atualizações automáticas, ele também tem! :p

Agora sinceramente eu queria pegar essas pessoas que fazem artigos detonando
o sistema operacional que mais se destaca ultimamente, para usuários finais.
Queria colocar ele pra usar, pedir pra ele dizer o que ele quer fazer, ver
se não tem o que ele quer, e não simplesmente, por que passou uma semana com
um sistema operacional novo, o redator se transforma num burrinho com
aqueles tapa olhos que ficam olhando só para uma direção, esquecendo que
podem ter outro caminho.

O governo não vai passar a usar sistemas operacionais livres por um motivo.
Dinheiro que eles deixam de pagar para alguém que vai faturar com isso...
Não é por que é dificil, ou complexo. É simplesmente comodidade.
Quem não queria ter uma licitação de compra de equipamentos onde fossem
inclusos licenças de windows cujo valor de cada um é de 600 reais, e do
office de mais 500 reais, para cada máquina. Imaginem isso numa conta de
milhões de reais. Até você ficaria contente.
Acha que por que é livre, mesmo que não necessáriamente gratuito, não
presta, dá problemas, tá em testes. Isso não existem.

O que a gente pode fazer é popular a internet de material interessante para
trazer mais adeptos ao nosso sistema operacional. Fazer valer a pena. Cada
um faz sua parte.. Aqui eu to tentando colocar no laboratório de informática
da graduação da universidade que eu estudo. Já coloquei no laboratório do
mestrado. Sabe o que o povo "reclama"?
Somente da senha de root para instalar o que eles precisam. Tudo por que o
apt pede senha de root. Mas quanto ao resto? O povo usa Ipod, descarrega
camera fotográfica, grava cds, dvds, o que for.. e nunca reclamaram. É
tentar usar e pronto. Não pode se ter mente fechada.
Cada versão que sai por exemplo do Ubuntu, é uma coisa a mais que eles
colocam e deixam o sistema mais próximo do usuário final.
Passem essa idéia de que dá certo... Quem escreve um artigo deste, com
certeza não é a melhor pessoa para tal tarefa.

Até mais, povo.

Artur Gomes.

2006/7/19, José Geraldo Gouvêa <[EMAIL PROTECTED]>:

Em Terça 18 Julho 2006 12:11, Anderson Kaiser escreveu:
> José.
>
> Eu sempre utilizei minha máquina em casa com dois sistemas operacionais,
> nunca tive problemas.
>
> Sempre particionei meu HD da seguinte forma:
>
> hda1 - Linux
> hda2 - Windows
> hda3 - Swap
>
> Já utilizei esse esquema com
> - Slackware e Win Nogenta e Oito
> - Fedora e Win XP
> - Ubuntu e Win XP
>
> Nunca tive problemas. Nunca perdi dados, nunca tive problçema de
> compatibilidade ou de boot.

> [...]

Os problemas foram:

1 - Enquanto o Windows estava disponível, por preguiça, eu acabava sempre
deixando de usar o Linux o suficiente. Sempre que faltava algum programa
eu
corria de volta para o Windows para algum programeco familiar. Assim, eu
não
enfrentava a barra do Linux e enxergava de modo muito aumentado as suas
limitações, sem poder apreciar o suficiente as suas qualidades (vamos
lembrar
que essa época era 2000-2003, quando o Linux ainda era bem primitivo).

===> Esse é o principal motivo pelo qual eu não acredito que instalar o
Linux
em dual-boot seja uma maneira positiva de divulgar o Linux.

2 - O Windows 98 tinha uma tendência a ficar corrompido muito rápido
(aliás,
hoje mesmo parece que ainda é assim, li em algum lugar na net que uma
máquina
com Win98 não resiste nem até o fim da instalação em um ambiente de rede
de
alta velocidade). Por isso eu tinha que reinstalar com muita freqüência.
Cada
vz que reinstalava o Windows, perdia o Grub (ou LiLo) e tinha que tentar
recuperá-lo com os disquetes de boot. Como eu não era muito hábil ainda no
uso do Linux, cheguei a fazer besteiras e perder tanto o Linux quanto o
Windows: na verdade foi só a partir de 2004 que eu passei a ficar 100%
seguro
na manutenção do sistema Linux.

===> Esse é o motivo pelo qual muita gente sem noção acha que o Linux é
que
corrompe o Windows e que ter Linux no HD é risco.

3 - Algumas versões do Windows (1) enxergam as partições do Linux como
"espaço
em branco" disponível para formatação. Se você não prestar atençaõ
enquanto
instala, pode acabar deletando toda a instalação do Linux (acho que esse é
um
defeito de fábrica proposital).

===> (1) Não me perguntem quais, eu não uso Windows há quase seis anos e
esse
comportamento foi observado em duas ou três vezes, há muito tempo, em que
tentei instalar Linux dual-boot para amigos.

4 - Usar uma partição FAT32 para gravação de dados é um risco de segurança
para os dados (não confio em FAT32 desde que uma delas se corrompeu por
causa
de um vírus e eu perdi 2GB de dados). Além disso, arquivos FAT32 são todos
marcados como executáveis quando montados no Linux (ou eram, faz quatro
anos
que não monto FAT32, a não ser disquetes, ocasionalmente). SEm falar que o
Linux e o Windows vão enxergar nomes de arquivo diferentes (não sei porque
nem como, isso acontecia comigo).

===> Devido a essas razões, quem usa uma partição fAT32 para intercâmbio
de
dados deve ter razões para ter medo. Se FAT32 fosse seguro, o Linux usava.

5 - Se há Linux instalado na máquina em dual-boot, isso vai ser usado como
desculpa para qualquer problema que venha a acontecer. Há cerca de uns
cinco
anos que eu não levo meu computador para ninguém fazer manutenção porque
os
meus conhecimentos me mostram aque na minha região quem faz manutenção "é
tudo uns picareta" que sabem apertar dois ou três ícones e não tem medo de
mexer nas máquinas, porque não são deles. Acreditem, mas em 2002 eu levei
meu
computar para manutenção e quando o cara viu que tinha Linux instalado ele
disse "meu, cê estragou esse HD. Não tem jeito de remover esse tal de
Linux!"
Acho que foi depois disso que eu comprei um kit de chave-de-fenda. ;-)

EM RESUMO: Os problemas de convivência em dual-boot não são causados pelo
uso
dos sistemas operacionais em paralelo, mas pelas ocorrências excepcionais
que
podem ocorrer como resultado dos defeitos dos sistemas ou dos erros
humanos
que podem ser causados pela confusão de ter que adaptar-se a dois
diferentes
sistemas (isso é demais para a maioria das pessoas, conheço quem diga que
computador seria muito melhor se não tivesse que aprender a mexer com esse
troço de sistema). Esses erros podem ser muito raros, mas o problema
cultural
da convivência (item 1) é muito pesado e eu sou do tipo que prefere
minimizar
riscos, mesmo os que já são mínimios.

--
José Geraldo Gouvêa