Ataide,

É por essas e outras que a ufologia não decola, não se sabe usar corretamente
nem os termos...

OVNI = Objeto Voador Não Identificado

Um OVNI pode ter adjetivos que o qualificam como: arredondado, discoide,
quadrado, luminoso, vermelho, azul.

Uma bola de fogo é uma bola de fogo. Ela pode ser quente, pode ser de fogo
azulado, pode ser de fogo avermelhado, etc...

Um OVNI se assemelhar a uma bola de fogo não quer dizer que ele seja uma bola de
fogo, e um OVNI ter um formato discoide nao quer dizer que ele seja um disco
voador.

Para se definir que bolas de fogo rondam aviões deve ter se efetivamente
constatado que são bolas de fogo, e nao são bolas de plasma, de gas, nem de
eletricidade, nem de algum material pintado como fogo. Quando se diz que "uma
bola de fogo perseguiu um avião", ja se identificou o objeto, ja se sabe que é
uma bola de fogo, e suponho que para chegar nessa conclusao deve se ter feito
algum tipo de mediçao e verificaçao, claro. Caso contrario, pode-se NO MAXIMO
dizer que é um OVNI semelhante a uma bola de fogo, mas dai a dizer que É uma
bola de fogo é outra historia.

O mesmo com um OVNI discoide. Voce pode dizer que é um OVNIem forma de disco,
dai a ser um disco voador é outra historia. Isso é simples, é lingua
portuguesa.

Dizer que disco voador é OVNI é no mínimo ser infatil. Ou será que você não
conhece o Cypher e tantos outros veiculos militares discoides BEM
IDENTIFICADOS? São todos "discos voadores", e nem por isso são OVNIS.

Portanto, disco voador NÃO É OVNI.

Abraços,

Josef David S. Prado
Presidente da Rede Brasileira
de Pesquisas Ufológicas

="http://br.rd.yahoo.com/SIG=12a0ng2tb/M=264105.3931087.6562589.1588051/D=brclubs/S=2137111625:HM/EXP=1110455356/A=2361264/R=0/SIG=11uaou2jn/*http://www.bondfaro.com/bondfaro/in/combosearch_in.jsp?sk=11";;