Gente isso não é problema com os estilos de caractere? A formatação do estilo de caractere faz exatamente isso: o parágrafo inteiro muda, mas as fontes (incluindo negritos e itálicos) ficam na mesma.

Eu uso o libre Version: 5.1.6.2 para Mint/Ubuntu e está funcionando tudo bem, mas o problema que você descreve é bem tipico de um arquivo doc ou que tenha passado pelo Word, pois ele cria estilos de caractere específicos para cada formatação manual feita.

*Bruno Rafael de C. Santos*
/Project Management for R&D
links: resume <http://bit.ly/brclkdn> | research <http://bit.ly/brclattes> | blog <http://www.rafaelocremix.wordpress.com/>
phone: +55 21 979 817 467