Nada como seu bom senso de mineiro, Márcio. O tempo nos mostrou que o problema das "urnas" eletronicas é que seus criadores no TSE usam exatamente a credulidade natural das pessoas diante da tecnologia - que o professor Rezende define como seita do santo byte - para engana-las. É triste, mas é a verdade dos fatos.

Aqui em Niterói, conversando com o juiz responsável pela carga das mil e poucas urnas usadas agora no segundo turno, usei um argumento seu, Márcio, que ouvi de voce em Brasília: por que essas máquinas precisam carregar dentro delas milhões e milhões de linhas de código fonte e mais de 50 mil arquivos, quando são máquinas para somar e totalizar não mais do que os votos de 500 eleitores?

E que bastam quatro ou cinco linhas, entre as milhões do código fonte, para fabricar um resultado que nada tenha a ver com a verdade eleitoral.

As máquinas de votar em uso no Brasil poderiam ser muito mais simples e entendíveis para o cidadão comum, o engrupido com esta historia toda. Por que não imprimir o voto que torna cada um dos milhões de eleitores em fiscal do processo? Por que exaltar tanto essa maquineta que não permite recontagem dos resultados? Por que um sistema inconfiável ?

Tinha certeza da vitória do Bush, como tinha certeza da derrota acachapante do PDT no Rio de Janeiro, onde nosso candidato - o grande advogado Nilo Batista, um dos homens mais sérios desse Rio de Janeiro, perdeu a eleição obtendo apenas 47 mil votos em um eleitorado de 4,5 milhões de eleitores - confirmando o que histericamente afirmavam as "pesquisas" eleitorais e a grande mídia.

Vivemos ficções de democracia. Lá e aqui.

O jeito é continuar a luta.


Marcio C. Teixeira escreveu:
O risco do uso da eletrônica e da informática são causados por pessoas que acreditam no existência de alguma mágica (ou algo extraterreno) quando se usa alguma tecnologia que elas não conhecem. Na verdade deveria ser o contrario, deveria se conhecer muito bem uma tecnologia antes de se acreditar que esta tecnologia e expugnável.

Kodai wrote:

Enfim, comeoçamos a perceber os riscos do meio eletrônico..


É verdade, Márcio, mas também é verdade que é fácil comprovar a
fraude, e a declaração será substituida pela correta. Bom, não é tão
fácil, há muita burocracia, mas é factivel. No caso do voto isso é
impossível.

A respeito de [VotoEletronico] Re: cartao do eleitor,
em 3/11/2004, 20:17, Marcio C. Teixeira escreveu:


______________________________________________________________ O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E

O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas
eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos
sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas.
__________________________________________________
Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico
       http://www.votoseguro.org
__________________________________________________

Reply via email to