Segue abaixo meus comentários..

On 5/19/07, Jean Rodrigo Ferri <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> [...]
>
>  Do ponto de vista da tecnologia, não, é uma tecnologia totalmente nova
>  reescrita a partir do zero. Do ponto de vista da seqüência da
>  plataforma, sim, pois continua a se chamar Zope seguindo em outra direção.
>
>  O paradoxo aí está no fato de que, sendo fork ou não, o Zope 3 foi
>  incorporado ao Zope 2 como um produto (Five) e o Zope 2 segue seu
>  caminho. Se o Zope 3 tivesse outro nome, por ser outra tecnologia, isso
>  não seria tão extravagante e poderia substituir as partes simbióticas do
>  Zope 2 numa boa.
>
>  * Não mudar o nome do software é um erro grotesco! *

Eu concordo que o nome da tecnologia criada para o Zope3 deveria ter
outro nome (compoenentes Z ?! sei lá), mas o Software Zope3 é sim uma
nova versão do Zope pois tem ZODB, Publisher de objetos etc, ou seja,
nesse sentido é tão Zope quanto o 2.

>  O Plone está a cada nova versão utilizando mais Zope 3, adicionando mais
>  uma enorme camada na pilha tecnológica que já não é pequena. Com essas
>  mudanças o Plone está quebrando tanta coisa pelo caminho que desestimula
>  os desenvolvedores a manterem seus softwares ou escreverem novos,
>  sabendo que vai quebrar (ou ser destruído) alí na frente.

Eu não acho que tem quebrado tanto, principalmente para quem usa
Archetypes. Ao menos sobre a migração 2.1-2.5, as mudanças que mais
quebram são melhorias do Archetypes e CMF, ou seja, não somente do
Plone já que toda a pilha está mudando.

Em relação ao Plone3, ainda nem tentei fazer uma migração, mas em
breve eu vou fazer uns testes e publicarei os resultados do que
quebrou e o que não quebrou em alguns sites Plone.

>  É muito chato ficar reaprendendo mecanismos e conceitos para fazer seu
>  software funcionar na próxima versão. E como o Senra citou, não quero
>  nem pensar *hoje* em ter que ensinar isso tudo para as pessoas.
>
>  * Adicionar mais um trombolho do tamanho do Zope 3 na pilha do Plone é
>  um erro grotesco! *

Pode ser um grande erro, mas pode ser um grande acerto. Ou seja, com
certeza é um grande risco! E risco é oportunidade! A verdade é que se
formos acompahar a vitalidade da comunidade e como andam as coisas no
desenvolvimento do Plone, ainda é cedo para dizer, mas não me parece
que as coisas estão indo mal.

Porém eu concordo que essas mudanças podem afastar desenvolvedores,
pois exije a evolução e aprendizado de novos conceitos e o uso de
novos componentes. Porém eu acho que na nossa área isso é
relativamente normal, quem não se atualiza... e isso não é somente com
Plone. Aliás, esse tipo de coisa é mais comum no SL, já que não há
compromissos comerciais, a princípio.

>  O Plone não é Zope 3 e tenho dúvidas se será. Na minha opinião, se o
>  Plone quer ser Zope 3 para aproveitar todo o seu potencial de
>  desenvolvimento, deveria ser um fork reconstruído sobre o Zope 3. Já que
>  vai quebrar que quebre tudo de uma vez e deixe as pessoas que querem
>  seguir usando-o como CMS em paz.

Eu discordo, pois ai seria uma ruptura mesmo. E novamente, usando
Archetypes para desenvolver para Plone3, as coisas não mudaram tanto.
A verdade é que pelo nível de mudanças internas que ocorreram existe
um trabalho muito bom para não quebrar coisas demais.

>  O Plone é um excelente CMS, um dos melhores existentes e deveria assumir
>  que é um CMS, deixando a parte de sistemas para plataformas mais
>  adequadas, como Zope 3, Django, TurboGears, etc., integrando-se a elas,
>  mantendo todo o seu potencial de CMS, extensão, customização, etc., que
>  tanto cativa usuários, e concentrando energia em resolver os problemas.

Eu acho que isso não foi esquecido no Plone3, basta ver a lista de
novas funcionalidades e recursos. E acho que usar componentes Zope3
ajuda nisso, pois facilita a integração com bibliotecas Python
existentes e facilitando também a manutenção disso ao longo do tempo.

> [...]
>  experimentando e defendendo algumas dessas idéias acima, mas obtive um
>  ressoante: Shut up your little bastard!
>
>  * Desistir antes de tentar é um erro grotesco! * ;-)
>
>  Nos restam algumas opções como: aceitar as mudanças; fazer um fork;
>  mudar de tecnologia; ou participar mais influenciando as decisões dos
>  caras do hemisfério norte que estão querendo ganhar dinheiro e não estão
>  preocupados com os caras do hemisfério sul, pois aqui eles não ganham
>  dinheiro... =)
>
>  Claro que isso é o que *eu* penso, fiquem livres para discordar... ;-)

Eu acho importante tudo isso ser colocado na lista e respeito sua opinião.
Porém acho que não podemos mais ficar reclamando sobre o "leite
derramado", ou seja, é preciso agir, seja fazendo um fork, seja
aprendendo as coisas novas e documentanto para ajudar que mais e mais
pessoas possam aprender também e assim superar o "abismo" da
tecnologia Zope3.

Tudo isso serve como termômetro do que devemos priorizar na
documentação do novo TcheZope que está renascendo.

>  Abraço,
>  --
>  Jean Ferri

Sds,