[ Ruda Filgueiras ]:
-----------------------------
|Eu discordo que o fato de introduzir os componentes do Zope3 no Zope2
|tenha gerado uma bagunça,

E eu discordo que vc discorde hehehe ;o)
Ou seja, para vc Rudá que é um guru e super bizurado
em todo o histórico do Zope pode parecer *natural*  a
mesclagem de dois produtos que podem existir sozinhos,
que competem entre si, e existem em uma versão simbiótica.
Mas, quando se vai dizer isso para alguém que não faz parte
da comunidade, isso é encarado como bagunça.

| ao contrário, o próprio Zope2 está sendo
|"refatorado" gradativamente, ficando cada vez mais limpo e
|compartilhando mais componentes básicos com o Zope3 (servidor de
|aplicação).

Não estou dizendo que o Zope2 não precise disso ou que migrar
em direção ao Zope3 não seja uma coisa boa.
Só estou dizendo que o estado atual da tecnologia, principalmente
*neste estado simbiótico* não é comfortável e quiçá aparenta
ser algo organizado e *clean*.

|Se você der uma olhada de como está o Plone3, mesmo não rodando no
|Zope3, ele está totalmente orientado ao Zope3, ou seja, com todos os
|benefícios da "componentização" e com mais partes podendo ser apenas
|pacotes Python.

É possível treinar alguém só sabendo Zope3 para trabalhar com Plone3 ?
Ou vai ser preciso falar também de Zope2 para conferir esta capacitação ?
Five é completamente transparente ?
Tenho dois livros de Zope3, um deles ficou obsoleto antes que eu conseguisse
abrí-lo :o(

|Apesar do Zope3 introduzir conceitos novos e muito "abstratos", ou
|seja, não acho que são complexos, mas que trabalham num nível de maior
|generalização e simplificação, foi justamente para se aproximar de
|Python e assim diminuir o degrau para se fazer algo para Zope, sem
|estar amarrado na hierarquia de classes do Zope2, entre outras coisas.

Acho isso ótimo. Depois quem tem medo de abstração deve repensar
se sua praia é a computação.

Inclusive esta semana no Daily-Python URL saiu o seguinte depoimento [1]:

«We've been using Zope 3 in earnest for just over a year and a half now.
I would like to report that in that year and a half our little company
has achieved more re-use than at any time in our history.»

[1] http://griddlenoise.blogspot.com/2007/04/reuse-and-non-use.html

O que é bastante encorajador em relação ao Zope 3.

|o Grook ajuda muito.

Acabei de testar:
 svn co svn://svn.zope.org/repos/main/grok/trunk grok
 python bootstrap/bootstrap.py
 bin/buildout
 .. e tcham tcham tcham tcham ...

 Error: Couldn't find a distribution for zc.recipe.zope3checkout.

 Ou deveria dizer grok, grok, grok
 Ah, talvez seja o Grok que precise muito de ajuda ;o)

 Brincadeiras à parte, tenho certeza de que este deve ser um erro besta.
 Mas é só uma forma de reforçar a impressão que eu tenho: apesar da
 promessa do Zope3, a tecnologia ainda está meio verde.

Abração,
Senra

Rodrigo Senra
GPr Sistemas