A única ressalva que faço do PostgreSQL é sobre a instalação. Não é
qualquer pessoa que instala e usa. Ao passo que o firebird o camarada
nem precisa relar nele. A instalação é muito simples e, pra sistemas
pequenos e distribuidos pela internet como os que desenvolvo aqui, o
Firebird é show de bola.
    Agora, em sistemas maiores (não necessariamente bancos maiores) e
parametrizados, onde a minha presença torna-se necessária, ainda
continuo optando pelo PostgreSQL. Na realidade é o que vc falou mesmo, o
Postgree é um banco que se pode dormir sossegado. Ainda não tenho
experiencia para dizer o mesmo do Firebird porque ainda estou começando
a usar, mas acredito que tb seja o mesmo.

[]Os Joel