Então:

Eu particularmente não uso e espero nunca usar o Linux, por isso não sei
como se instala o PostgreSQL no Linux, porém no Windows, a instalação é
muito tranquila, algumas telas e pronto: pode começar a usar. Eu sei que o
PostgreSQL no Linux, como qualquer outro servidor, é mais eficiente no
Linux.

Inclusive consegui colocar o instalador do PostgreSQL dentro dos
instaladores dos meus programas. O usuário nem toma conhecimento. Basta
chamar o instalador original com uma série de parâmetros.

O que queimou o filme do PostgreSQL eram as primeiras versões "for windows".
Em especial a da DBExperts. Era emulada e o bicho caia toda hora. A partir
da versão 8.0 a coisa ficou mais tranquila.

Eu usava o Firebird antes de usar o PostgreSQL. Migrei e não sinto falta do
Firebird. Mas eu gostava muito do Firebird e não tenho nenhum comentário
contra.

Em realação à bases grandes, ainda não tive problemas. E tenho tabelas
gigantes por aqui também.
Acho que peguei uma época boa.