*** isso já tá começando a ficar OFF *** hahahaha

Buenos Joel, como disse no post anterior, o sistema que ficava lento não era
feito pela "minha pessoa", eu apenas era funcionário público e utilizava o
"bicho". Mas continuo achando um absurdo um banco ficar lento por ter
registros deletados. Isso já faz tempo que foi resolvido ... esse problema
era duma coisa chamada DBF (dbase/clipper). É um tanto ridículo eu precisar
"dizer" pro banco que aquele registro não deve mais fazer parte das
pesquisas. Uma vez um cara me disse que o Vacuum serve para refazer a
estrutura dos índices do PostGreSQL. Bem, esse cara trabalhava bastante com
PostGreSQL ... baseado nisso não vejo o PostGreSQL como uma maravilha!
Atualmente trabalho bastante com MySql, e também mantenho sistemas com
Firebird. Sobre o que perguntaste sobre o Firebird reaproveitar os registros
deletados, na verdade isso se chama Garbage Collection (em dialeto
tupiniquim: Coleta de Lixo). Isso funciona mesmo, mas na verdade só são
aproveitados "espaços" que correspondam a uma ou mais "páginas" do banco.
Ele reaproveita o espaço onde havia os registros deletados e utiliza para
novos registros.
E no Firebird ou no MySql não tenho problemas se apagar uma quantidade
grande de registros. Fiz esse teste uma vez que ia me aventurar no
PostGreSQL, e aí que desisti antes mesmo de começar. Criei uma tabela com
500 mil registros ... apaguei aleatoriamente 300 mil e inclui mais 200 mil.
Depois fiz uma séria de SELECTs utilizando uma chave pelo campo "nome" ...
credo, ficou muito, mas muito lento no PostGreSQL. Procedi o mesmo teste
tanto no Firebird quanto no MySql e não tive problemas de performance. O
engraçado é que após rodar o Vacuum as select's ficaram com velocidade
consideravelmente boa, mas mesmo assim mais lento que os outros.

Alessandro DUARTE de Moraes
A.C. Santa Casa do Rio Grande.
http://www.santacasarg.com.br