Alessandro, ao contrário do que se possa pensar, o vaccuum é mais
"amigo" do que "inimigo". Pelo menos ele tem uma ferramenta pra limpar
os lixos causados pelas deleções. Imagime uma tabela grande, como esta
que vc mencionou, no Firebird onde vc precise limpar esses registros. Vc
teria que fazer um backup e um restore. Ao passo que no vaccuum vc pode
realizar em tempo de execução.
    Se o Postgres está ficando uma carroça em dois dias é porque vc tá
utilizando muitas deleções. Eu recomento que vc, ao invés de delecoes,
crie um campo onde vc informará que este registro está excluido. Dessa
forma vc nunca precisará executar o vaccuum, ok?

Ps: Dizem os experts em Firebird que este banco reaproveita os registros
deletados. Se alguem confirmar essa informação eu ficaria agradecido.

   []Os Joel