Olha não querendo ser chato, mas sou da seguinte opinião...
Nosso amigo, apenas solicitou um conselho de qual banco utilizar para migrar
seu sistema.
Sabemos que os mais utilizados atualmente são..
Oracle, PostgreSQL, My-SQL, SQL Server, Firebird e afins....não necessariamente
nessa ordem....
Nosso amigo tem que ver qual deles vai suprir a sua necessidade....
Mas ele tem que ter em mente que qualquer banco de dados mal configurado,
acarretará em lentidão...

Um Opnião particular sobre o PostgreSQL.....a aplicação que roda na empresa tem
em média 60.000 inserções por minuto na base....
E não tivemos problemas nenhum com o BD, porém ai vai uma dica, o postgreSQL
precisa ter algumas configurações ativas para um melhor funcionamento, tais
como Vacuum, Reindex e outros...para que ele não fique lento e carregando
informaçoes indisponiveis para o Banco...

Espero ter ajudado com minha opinião...

Ricardo Mendes
Departamento de Informática
Tel. (41) 2109-7736