Vejam, qual a necessidade de acionamento?

Pois se é apenas um pulso ON/OFF a porta paralela é a melhor opção pelos
níveis lógicos que ela trabalha.
Agora se a Porta a Paralela já estiver ocupada por uma impressora por
exemplo dai tudo bem ir para a Serial.
Neste caso você terá que colocar uma MAX232 para converter a lógica (sinais
de tensão) da porta serial para o 5V.
Mas independente do caso, será necessário um circuito eletrônico de
interfaceamento, pois a carga que estás portas são capazes de "tocar" são
baixas, na ordem de miliAmper.
É bem diferente um porta Serial e Paralela se comparado a uma Porta USB

Agora vejam bem se vale a pena entrar wem um projeto usando Porta Serial,
pois não temos mais PC's saindo com está PORTA.

Se o Amigo quiser posso passar alguns documento que tenho sobre este
assunto...
Aliás vou fazer o seguinte, vou colocar eles em um repositorio do yahoo
quando chegar da faculdade.

Abraços