O que sugiro é uma aplicação tal qual é hoje os Applications Servers do Java
(Não do mesmo porte).
Trabalhando c/ EJB3, vc tem a gerencia da conexão, do pool, da sessão e de
um monte de outras coisas no Application Server, e não na sua aplicação.

Este não seia exatamente a sua aplicação, e sim uma segunda aplicação que
faria um meio de campo entre a sua aplicação e o servidor web, por isso uma
aplicação genérica que poderia ser usada em vários projetos, dai poderia ter
um protocolo próprio entre o módulo e sua aplicação.

sobre a atualização, o que normalmente se atualiza seria a sua aplicação. O
módulo poderia fazer uma cópia de sua aplicação e executa-la de outro lugar,
permitindo a substituição da aplicação e o término de uma requisição
corrente durante a atualização. A atualização do módulo gerenciador sim,
exigiria a parada do servidor, mas, seria da mesma forma que a atualização
dum módulo do apache qualquer(incluindo o PHP quando utilizado o módulo do
apache ao invez de CGI) faria, o que seria muito mais raro que a sua real
aplicação.

Já pensei sobre isso a muito tempo, mas como não somos senhores do próprio
tempo, eu cheguei a codificar uma parte, como prova de conceito, usando
Apache e Delphi, rodando somente sobre Windows e comunicando sua aplicação
c/ o módulo atravez de mensagens do windows. Isso já tem alguns anos, mas,
com o tempo (Mais especificamente a falta dele) o projeto foi sendo deixado
pra traz e hoje nem sei se tenho mais os fontes.

Usei na época pra comunicação entre as aplicações um artigo muito bom, mas
não o encontrei mais. Mas a idéia é basicamente esta do artigo do link.
http://delphi.about.com/od/windowsshellapi/a/wm_copydata.htm?nl=1

Abs
Daniel Augusto Bastos