2009/11/11 Joao Morais <jcmorai...@gmail.com>:
> Concordo, em parte. Também aprecio artefatos simples, no entanto uma
> VM traz consigo um mundo de especificação que ditam algumas regras e
> ajudam você organizar as coisas, especialmente quando trabalha-se em
> equipes grandes. Quando você fala de Java, então, você ainda tem a
> vantagem de não ter dependência com fornecedor algum e tem mais
> facilidade para trocar de suporte. Ajude a construir uma especificação
> em Pascal e eu certamente vou pensar diferente =)

É verdade que a VM dita as regras, ou seja, padronização. Mas tudo tem
vantagens e desvantagens, cabendo a nós fazer a melhor escolha. Se VM
fosse melhor em tudo, então todas as outras linguagens, que não
tivessem uma VM, acabariam. Se OO fosse a melhor escolha em qq
projeto, então a linguagem C já deveria ter morrido a muito tempo!
Veja que padronização tem um custo. Então vamos ter cuidado ao tentar
construir uma especificação em Pascal, para que esta não seja tão
grande e complicada como é o Java e/ou .NET. Pq, se for assim, então
usamos Java ou .NET!

Marcos Douglas

Responder a