2009/11/12 Joao Morais <jcmorai...@gmail.com>
> Então Marcos, eu coloquei uma vantagem de um ambiente padronizado, e
> não necessariamente com uma VM. E também não generalizei, nem
> relacionado a VM nem relacionado a padronização. O foco acima vai de
> encontro ao custo de ter uma VM, que por vezes é nada perante o
> benefício.

Concordo com os benefícios de uma VM e ainda mais de um ambiente padronizado.
Uma VM não é imprescindível, mas o ambiente padronizado é. O que eu
quis dizer anteriormente, sobre o custo da padronização, é que não
devemos colocar o foco em somente criar o melhor ambiente padronizado,
pq muita burocracia tb não ajuda. Sei disso pq eu sou um cara muito
padronizado, modesta a parte, mas isso as vezes tolhi a imaginação e
conseqüentemente a evolução. Em outras palavras, se começarmos um
projeto, vamos ter sim a padronização desejada, porém não acho que
devemos pensar nisso tudo agora.

> Tem circunstâncias em que uma padronização é essencial para não virar
> o caos.  Quanto mais complexa a solução e/ou maior a equipe de
> desenvolvimento, maior a necessidade de padrões.

Concordo, mas isso é depois que o software já está grande ou muito complexo.
Veja vários projetos OpenSource que tem por aí. Se vc for utilizar um
software opensource ele poderá ser muito bom. No entanto, vendo seu
código, veremos que não tem muitos padrões... Um exemplo é o próprio
compilador FPC. Já viu o código? Tem Units que é "certinha", bem
padronizada e tal já outras... Qual a melhor abordagem? A padronizada,
claro, no entanto acho que se houvesse uma escolha entre desenvolver
ou ficar pensando em qual padrão, eles optaram por desenvolver.

> De volta ao foco. Minha idéia é criar especificações simples para que
> o projeto saia do papel. Vamos colocar um cenário hipotético:
> linguagem Pascal, compilador FPC (tá virando off topic aqui),
> publicação da aplicação via FastCGI, construção sob a classe
> TCustomFCGIApplication, apresentação via ExtJS/ExtPascal com um
> framework MVC (caso o Ext* não tenha um) para orquestrar a
> apresentação. O MVC vai padronizar os arquivos da apresentação e
> algumas boas práticas ou outros frameworks vão padronizar os arquivos
> e classes de negócio e persistência.

OK, concordo em ter uma linha a seguir. Então, vamos começar? rs...

Marcos Douglas

Responder a