2010/6/23 Dirlei <dir...@gmail.com>:
> Marcos,
>
> Provavelmente você sabe que escalabilidade e performance são coisas
> diferentes. É bom lembrar isso porque talvez algumas pessoas na lista
> não saibam. Como você pegou o gancho da escalabilidade para falar de
> performance, alguns poderiam confundir.
>
> Respondendo sua pergunta: sim, um programa compilado para uma plataforma
> específica (em código de máquina) tende a ser mais rápido que uma
> programa interpretado.

Bem lembrado.
Mas escalabilidade e performance implicam em desempenho. No meu email
anterior eu falei escalabilidade _ou_ performance pois pensei que o
desempenho era primordial para quem estava em dúvida sobre qual
tecnologia utilizar.

Vou pegar um outro gancho aqui ;)
Um comentário sobre escalabilidade: Escalabilidade quer dizer "estar
preparado para crescer". No meu entendimento, todo sistema Web deveria
ser escalável.
Sempre ouço/leio pessoas dizendo que o sistema tal é escalável, a
tecnologia/linguagem é escalável, etc. Para um sistema ser escalável,
ele deve ser desenvolvido tendo isso em mente, independentemente da
linguagem escolhida!
A escolha da linguagem é apenas uma questão de gosto pessoal. Não há
nenhum sistema Web, __tão específico__, que não se possa fazer em
Java, ou em Delphi, C#, Python, Ruby, FreePascal, etc.

Marcos Douglas

Responder a