*Boa tarde!*

  O Firebird é muito bom, mas como qualquer sistema gerenciador de banco de
dados, precisa ser bem configurado e o banco precisa ser bem projetado,
afinal ele não faz milagres. Lógico que Oracle será sempre Oracle, como DB2
será sempre DB2, mas o Firebird dá conta do recado sim!
  O que falta geralmente é pessoas que sabem realmente mexer nele e para
isso existem bons livros e o FDD que todo ano acontece em Piracicaba e este
ano será dia 17 de julho, quem puder comparecer, poderá ver com os "mestres"
e "doutores" no Firebird que ele dá conta perfeitamente do recado.

*Obrigado,*
**
*Fabiano*