Realmente,

Uso muito o FireBird em ambientes de missão critica, tenho casos de mais de 200
conexões simultâneas em processos que demanda de alta velocidade e segurança.

Grande parte da solução de velocidade está na modelagem, por isso que no inicio
do artigo da edição 74 da Active Delphi onde falo sobre desenvolvimento
comercial, investi uma edição inteira sobre as vantagens e em técnicas de
modelagem. E como o Ricardo falou, é preciso refinar a configuração do banco.
Definir corretamente o Page size e o buffers so pra começar, e se tem muita
transação, talvez mexer no swwep interval ou programar para o sweep rodar em
horário marcado.

Utilizar técnicas de reorganização de índices periódicas e boas praticas para o
tamanho de arquivos bem como o hardware utilizado.

Em nenhuma de minhas aplicações criticas com FireBird usei o Windows como
Servidor de Banco de Dados. Sempre usei o Linux.

É bem verdade que em alguns casos onde não somente o volume de dados ficou bem
maior, mas como a concorrência, eu parti para o InterBase pois é nativo SMP e
tem um poder de resposta e performance bem maior que o FireBird, ou seja, em
algum momento encontrei motivos para usar outra solução de banco. Uma outra
vantagem do InterBase é a segurança, o journaling e as ferramentas de
monitoramento e sua gestão de processo e memória.

O ideal é você desenhar o tamanho do seu sistema, o numero de conexoes
simultâneas, os processo mais freqüentes e o tamanho da massa de dados e com
isso aplicar as melhores técnicas de configuração e tunnig e fazer testes de
carga e performance.