Oi Eny, tudo que os rapazes postaram acima é verdadeiro.
Qualquer banco até mesmo o Firebird ue praticamente não precisa de nenhum
tunning precisa de uma configuração e uma correta forma de se lidar, o Firebird
ainda é tão divulgado por questões históricas ele é uma versão aberta que se
originou do Fork do InterBase 6.0 beta, em junho do ano 2000.
O InterBase é um dos melhores bancos com que já tive o prazer te trabalhar e
ele não morreu existe aí a versão 2009 e a próxima versão vem 64 bits e com
muitos outros recursos, essas bancos tem a caractereistica de vc ter que saber
trabalhar bem com a s transações se uma só transação fica aberta por tempo
indeterminado podem ocorrer sérios problemas de performance, some-se isso o
fato de muitos desenvolvedores não criar índices corretamente, má normalização,
configruação do Cache adequadamente, backup e sweep, escolha da versão do
servidor, que sistema operacional vai rodar etc...

Eu tenho uma aplicação que tem em torno de 350 usuários simultâneos em torno de
100 Gigabytes com milhares de transações diárias. Sem problema de performance,
agora tudo bem pensado e devidamente mantido.
Já vi siuações ruims em bancos Oracle, SQLServer, PostGreSQL também por falta
de tunning e configuração. Já vi Oracle Ranger numa aplicaçãozinha besta, cada
caso é um caso. Firebird tem recursoso ue só recentemente o SQLServer veio ter,
por exemplo.
Dá uma olhadinha aquihttp://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=2100
Vc que mora no Interior de São Paulo tenta acompanhar uma Firebird Developers
Dayno site da FireBase tem sempre notícias.
Sucesso e saúde !
Marcelo Fortes.