*Boa noite!*

  Leonardo, se você olhar alguns testes de desempenho feitos e que podem ser
encontrados facilmente numa busca rápida no google, você verá que em algumas
coisas o PostGreSQL é bem mais rápido que o Firebird e em outras é o
Firebird que é bem mais rápido. Vale lembrar que o Firebird na versão 2.5
existe 3 versões para servidor, que é o Super Server, o Classic Server e
Super Classic, a escolha das versões correta de acordo com a sua necessidade
é muito bom para determinar a velocidade do banco, bem como algumas práticas
em banco de dados, como criação de índices, normalização, etc...
  Realmente existe vários bancos melhores que o Firebird, como é o caso do
Oracle, por exemplo, mas estudar a tecnologia que você está trabalhando ou
pretende trabalhar e saber algumas práticas delas que podem deixar mais
rápidos que outras pode ajudar e muito o desempenho do banco, como também
pode atrapalhar, o fato de não conhecer e não usar boas práticas de
modelagem de banco de dados.

*Obrigado,*
**
*Fabiano*