Um dos problemas de desenvolvimento do Software, especialmente no
Brasil, é o TI-Centrismo.

O TI-Centrismo prega que TI é o centro do Universo. Desta forma,
muitas das decisões tomadas no ciclo de vida de desenvolvimento do
Software visam "proteger" TI.
- "Não pudemos mudar isso, é padrão!" = TI-Centrismo
- "Não dá para faze assim, o banco não permite" = TI-Centrismo
- "Não vou deixar meu código feio assim. Deixa essa animação pra lá" =
TI-Centrismo
- "Vamos fazer o Café com Leite, senão vai dar muito trabalho." = TI-
Centrismo

Precisamos mudar isso! Precisamos deixar o TI-Centrismo e adotar o
Usuário-Centrismo. Pode não parecer mais isso muda muita coisa.

Programadores odeiam código feio. Mas a parte estética da aplicação e
as animações são sempre deixado para o final. O problema? Bem, perde-
se muito tempo tentando fazer aquela arquitetura super hiper robusta
com o super hiper design pattern onde não precisa.

Quando abandonamos o TI-Centrismo e adotamos o Usuário-Centrismo nossa
percepção muda. Eu prefiro perder tempo fazendo uma animação que vai
agregar mais valor à experiência do usuário do que aplicando aquele
super ultra design pattern que li no ultimo livro que ostento na minha
estante e que só vai servir para eu exercitar o que aprendi.

Mas por que a estética, incluindo animação é importante? Porque isso
deixa o usuário num estado mental muito melhor. Isso faz com que o
usuário:

1. Perdoe erros mais facilmente os erros
2. Tenha maior pré-disposição para aprender a mexer na aplicação

Fizeram uma experiência com dois caixas eletrônicos idênticos em
termos de usabilidade e implementação. Um bonito e outro feio. O Caixa
mais bonito teve uma avaliação muito melhor do que o caixa mais feio.
No Caixa mais feio as pessoas reclamaram muito mais dos erros
(propositais) do que no caixa mais bonito. Uma coisa é o usuário bater
o olho numa coisa bonita e falar: "Uau... que legal isso. Bem, agora
deixa eu ver como eu uso!". Outra coisa é ele falar "Nossa! Que coisa
medonha, como eu uso isso?" O estado mental é tudo. A motivação é
tudo. E coisas feias definitivamente desmotivam.

Ao adotar o Usuário-Centrismo comecei a me perguntar se os POGs que
tanto incomodam os programadores que pregam boas práticas em 100% do
Software (TI-Centrismo) são realmente um mal em todos os contextos. Eu
ousaria dizer que, no Usuário-Centrismo existe o POG do mal e o POG do
bem. Imagine que você precisa implementar uma animação em Flex e que,
como um bom programador, você tentou fazer da melhor forma possível.
Mas não teve jeito. Você vai ter que colocar um setInterval para fazer
funcionar perfeito (típico POG para resolver problemas de tempo em
animações no Flex). Mas você é um programador "bonzão". Você jamais
vai fazer este POG. Você se recusa. Afinal de contas, para quê
animação, não é mesmo! Mas a pergunta é: Tal animação vai agregar
valor à experiência do usuário? Sim! O POG vai ser fonte potencial de
problemas? Não! O POG vai ser difícil dos programadores entender? Não
- nada que um comentário simples não resolva. Então, porque que eu vou
me recusar de fazer algo que mais agrega à experiência do usuário do
que, de fato, prejudica TI? Porque eu sou adepto do TI-Centrismo. Eu
não faço software para o usuário, eu faço para mim. Para o meu ego.

O TI-Centrismo cria tantas restrições para se fazer um bom trabalho
que softwares de qualidade do ponto de vista do usuário é praticamente
impossível. Mas fazemos Sofware para o usuário, não é mesmo. Então ele
deveria ser o centro do universo, e não TI.

Tem mais coisa que eu gostaria de falar sobre o assunto, mas acho que
já falei bastante no momento.

Att,
Beck Novaes