É... eu sou obrigada a usar o People Soft. É um dos piores que
conheço. Nem quero saber se é da Oracle, do Wal-Mart ou da Nestle... É
uma droga.
Agora, tudo isso que a gente está discutindo é muito bonito e tals...
Mas quais os custos de implementar tudo isso?
Vejam resumidamente os passos para implementar usabilidade num
software como o People:

1. Análise de tarefa - um mês de observação e entrevistas, para saber
como o trabalho é feito. Isso se a gerência topar, porque normalmente
eles NÃO DEIXAM FAZER! Porque quando tu fala que vai entrevsitar e
observar eles ficam com medo que os funcionários vão falar mal da
empresa... É soda... mas a gente acaba fazendo de um jeito ou de
outro. Já tive que fazer com o gerente me dizendo como era o
trabalho...
Sabe qual a consequencia de nao fazer isso? Quando o sistema entra em
produção (em uso), o povo descobre que alguma feature não está bem
ajustada. Eu gostaria de poder mandar o gerente pastar quando isso
acontece.
2. User stories - cenários de uso, como quer que chamem. Duas ou três
linhas sobre as principais funcionalidades do sistema. Sem aprofundar.
É horizontal, não vertical. Bem tosco. Levo dois dias.
3. Layout das telas no papel. Meio por cima, para ter uma idéia das
funcionalidades principais. Leva cerca de uma semana.

As etapas 2 e 3 não podem tomar todo o tempo. Precisa ter tempo pra
pensar, pra arejar a cabeça. Eu, pelo menos, não consigo ficar 2 horas
desenhando ou pensando nas funcionalidades de um sistema...

4. Layout das telas. De TODAS as telas. Isso eu faço, com muito
orgulho. Passo duas a três semanas no fireworks, desenhando telinha.
Vejam que meus sitemas são smepre pequenos/médios. Nunca fiz nada como
o PeopleSoft. E vou dizer pra vocês, é muito chato fazer isso. Mas
durante esse processo, normalmente noto inconsistências no que
planejei. É aqui que economizo horas de programação - e muitas. Se não
der pra fazer a primeira etapa, que é super importante, precisa fazer
isso. Mas não estou falando de wireframe. Isso eu fiz na etapa 3. É
layout mesmo. Sem skin. Isso fica para mais tarde, por ultimo.

5. Durante esse processo, sempre tem telas em que fico em dúvida de
como deve ser o funcionamento. Nesse caso, eu especifico que vao para
teste, que é a próxima etapa.

6. Testes toscos de usabilidade. Sabem como eu faço? Com imãs de
geladeira. Imprimo os controles e as telas que desenhei, recorto e
colo nos inãs e dou para umas pessoas (super criteriosa, haha)
testarem. Quando é pesquisa acadêmica, a gente reserva uns trocos (R
$10,00) por sessão. Leva meia hora cada teste.

7. Daqui pra frente é com o pessoal da implementação. Eu marco em
cima, e muitas vezes meto a mão na massa. Foi assim que aprendi a
programar.

Agora pergunta quantas vezes eu consegui fazer isso, 100%? NUNCA!!!!
Falta tempo, falta grana, falta colaboração. E também, mea culpa,
faltou saber gerenciar isso tudo. Já aconteceu de eu querer implantar
esse ciclo e levar bonito. Não é fácil. Isso que o Bekc falou de User-
centered é bonito no papel... Fazer isso é bucha. Gerenciar
participação do usuário não é mole. A gente tem que ficar negociando
com eles, com o cliente, com os chefes... E acontece que passam dois
meses e o negócio não avançava. Mas eu continuo tentando, hehe. Um dia
eu consigo :0P

Minha intençao então foi que, quem estiver afins de se aventurar
nessas de Usabilidade, que faça isso com cuidado e com calma. Hoje, eu
acho que seria legal se eu tivesse planejado fazer só algumas dessas
etapas por projeto, para dominar o processo de cada uma delas. Depois
que a equipe tiver entendido como faz e os benefícios de cada uma, daí
parte pra adicionar outra. Eu, como já falei, tomei um laço quando fui
me meter a fazer tudo num projeto só. Foi num projeto de game, e a
coordenadora do projeto não pdoe nem ouvir falar no meu nome :0(
Então fica a lição: falar é uma coisa... fazer são outros quinhentos.
Mas tem valido a pena :0)